Feira de Santana

Prefeitura orienta que moradores permitam entrada de agentes de endemias para combate à dengue

Conforme determinação do Ministério Público da Bahia, os agentes têm autorização para entrar em imóveis fechados.

27/02/2024 às 17h05, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

agente de endemias - dengue - combate ft ascom SMS2
Foto: Divulgação/SMS

A luta contra a dengue em Feira de Santana continua, e o apoio da população é fundamental. Porém, alguns moradores impedem a entrada de agentes de endemias nas residências para realizar o combate do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com  Síntia Sacramento, coordenadora do Centro de Referência em Endemias, é crucial que a comunidade apoie o trabalho dos agentes.

“É comum encontrarmos situações em que os moradores dificultam o trabalho dos agentes de endemias, especialmente em residências com placas de venda ou aluguel. É importante que esses cidadãos compreendam que esse serviço visa garantir a segurança de todos, incluindo eles próprios e as pessoas ao seu redor. As visitas regulares são essenciais para o monitoramento, controle e prevenção das arboviroses”, esclarece.

Os agentes de endemias trabalham fardados e com crachá de identificação. Conforme determinação do Ministério Público da Bahia (MPBA), os profissionais têm autorização para entrar em imóveis fechados, abandonados e naqueles em que for recusado o acesso da equipe de monitoramento.

A entrada em imóveis deve ser feita pela equipe técnica acompanhada de um chaveiro para ter acesso à residência sem violação, e deve ocorrer apenas quando a ação for essencial ao bloqueio das doenças provocadas pelo mosquito e seus criadouros, em áreas identificadas como potenciais focos transmissores.

O morador que não estiver em casa quando o agente de endemias passar no local pode solicitar a visita através do aplicativo Fala Feira ou pelo número 156.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na minha casa (conjunto centenário) só vão entrar depois que a prefeitura fizer a parte dela e limpar a praca do conjunto que está completamente abandonada e com vários focos do mosquito. É muito fácil colocar a responsabilidade nos cidadãos para encobrir a falta de competência da prefeitura em simplesmente manter limpos os terrenos públicos e cobrar dos privados a limpeza. Na minha humilde opinião os terrenos privados abandonados deveriam ser limpos e o custo acrescentado na fatura do IPTU. Ou seja, o serviço seria pago pelo proprietário.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade