Saúde

Perdeu o "Outubro Rosa"? Mamografias devem ser feitas todos os anos e em qualquer mês

O Outubro Rosa chama a atenção para exames e prevenção da doença, que tem cura se descoberta nas fases iniciais.

06/11/2022 às 17h15, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Há pouco mais de um ano, a moradora de Feira de Santana Adna dos Santos Pessoa precisou tomar uma difícil decisão. Ela era praticante de baleado, mas teve que abandonar o esporte após descobrir um nódulo na axila e ser diagnosticada com o câncer de mama.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela informou que o diagnóstico da doença ocorreu no mês de setembro, antes mesmo de ser iniciada em 2021 a campanha nacional do Outubro Rosa.

“Eu fiz o autoexame, senti um nódulo na axila e procurei o médico. Na minha família não tem histórico nenhum, e eu fui o primeiro caso. Descobri quando tinha 38 anos. Eu fiz a quimioterapia, após isso, eu fiz a cirurgia com reconstrução e agora estou na parte da radioterapia”, afirmou a paciente.

unacon HDPA
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo Adna Pessoa, ela hoje vive uma nova etapa no tratamento, mas afirmou que tudo está ocorrendo de forma tranquila. “Hoje o que mata muitas pessoas é o medo. A tecnologia hoje está tão avançada e passei de modo tranqüilo pelo tratamento.”

Ela observou que as mulheres não devem deixar para realizar os exames diagnósticos somente no período do Outubro Rosa.

“As mulheres devem sempre estar fazendo seu autotoque, é uma coisa bem simples, sempre fazendo seus exames, e não somente na campanha. Em muitas mulheres o câncer avança porque deixa para tomar as medidas em cima da hora. Tive que abandonar o baleado, porque é um esporte muito agressivo e a gente recebe várias boladas na região do peito, mas existem outros tipos de esporte que a pessoa com câncer mamário pode fazer. Hoje estou me sentindo melhor, mais bonita e até mais tranquila. O que digo para as mulheres é que não se entristeçam, porque nada vem em vão. O importante é ter fé e ir à luta, nunca desistir”, afirmou.

Médico radio-oncologista André Campana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O radio-oncologista André Campana, que atua na clínica Unacom, destacou em entrevista ao Acorda Cidade, que o câncer de mama é muito frequente e acomete muitas pacientes do sexo feminino, mas também atinge o sexo masculino.

“Muitas vezes o câncer não tem sintoma. São lesões tão pequenas que as pacientes não sentem nada, só descobre através dos exames regulares, como a mamografia, ultrassom, ressonância magnética, por isso é muito importante ir ao seu médico e solicitar os exames corretos, obter um diagnóstico precoce e com isso aumentar as chances de cura.”

Conforme André Campana, as causas são multifatoriais: tem a parte genética, o tabagismo, o hábito de vida, mas pacientes que fazem exercícios e têm uma boa alimentação diminuem suas chances de ter.

“Isso não exclui, mas diminui as chances. O diagnóstico é feito inicialmente através dos exames, depois faz uma biópsia, onde o médico tira um pedacinho da lesão para avaliar, sendo diagnóstico de câncer de mama, a paciente é submetida ao tratamento. O diagnóstico precoce é fundamental, pois aumenta as chances de cura das pacientes e tem que ser a nossa bandeira.”

Mamografia no HIPS
Foto: Fátima Brandão

O médico explicou que todos os casos são cirúrgicos, e a depender do resultado da cirurgia, pode ser feita a retirada de toda a mama ou apenas um pedaço dela.

“Hoje recomenda-se cada vez mais a não retirada completa da mama, mas sim um pedacinho, e após avaliar esse tumor e o material da cirurgia, é que o médico vai avaliar se essa paciente vai fazer quimioterapia ou radioterapia.”

O diagnóstico nos homens é igual ao das mulheres, porém geralmente nos homens o câncer de mama pode ser mais agressivo, mais avançado.

“Há também cânceres iniciais que o paciente trata e fica curado. O homem também tem que ficar atento, apalpar a mama e qualquer alteração deve procurar a equipe médica”, alertou.

O Outubro Rosa chama a atenção para exames e prevenção da doença, que tem cura se descoberta nas fases iniciais.

“Quanto mais avançado for o tumor, maior é o risco de metástase, ou seja, se uma célula do câncer de mama for para outra região, que pode ser no pulmão, no fígado, nos ossos, já se torna mais avançado. Queremos diagnosticar o tumor quando ele ainda não está nem palpável, que só é possível ver através dos exames, então repito que se a mulher notou um nódulo na mama, deve procurar ajuda médica para fazer os exames e se houver necessidade a biópsia”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade