Saúde

Pais que não vacinaram filhos no Dia D podem procurar postos de saúde

Quase 7 mil crianças foram vacinadas durante o dia D de imunização.

23/08/2022 às 07h14, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Sesab

No último sábado (20), todas as unidades de Saúde da rede municipal de Feira de Santana estavam mobilizadas na campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e da Multivacinação.

Segundo a chefe da Divisão de Controle Epidemiológico, Carlita Correia, quem não conseguiu vacinar seus filhos no Dia D, pode procurar uma unidade de Saúde durante a semana para atualizar a caderneta de vacinação.

“Este Dia D foi estabelecido pelo próprio Ministério da Saúde para que crianças e adolescentes, pudessem atualizar as cadernetas de vacinação. Esta ação aconteceu no último sábado, mas aquelas pessoas que não puderam estar presentes, podem ir em busca de uma unidade de Saúde, onde serão atendidas”, ressaltou Carlita em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A campanha teve início no dia 8 de agosto e segue até o dia 9 de setembro.

“Os técnicos irão observar quais são as vacinas que estão em falta, para que as cadernetas sejam atualizadas. Mesmo com as dificuldades do tempo frio, muita chuva no município, conseguimos fazer uma ótima atualização bem aproximada do que a gente esperava”, explicou.

Ainda de acordo com Carlita Correia, é necessário que os pais ou responsáveis, possam acompanhar de perto, essa atualização da caderneta de vacina, pois existem imunizantes que a partir de uma determinada idade, já não é mais fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como é o caso da vacina contra HPV.

“Estas adolescentes só podem tomar a vacina contra o HPV até os 14 anos de idade, quando ainda é fornecido pelo SUS, a partir dos 15 anos, este medicamento só é encontrado de forma particular. Nossas unidades de Saúde funcionam de segunda a sexta, e as pessoas podem comparecer munidas de documentos e com a caderneta de vacinação”, concluiu.

Quase 7 mil crianças foram vacinadas durante o dia D de imunização. Segundo a prefeitura, do total, 2.396 crianças de até cinco anos receberam a dose contra a Poliomielite e outras 4.423 doses foram administradas na campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Leia também: Campanha alerta para ameaça de retorno da paralisia infantil

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade