Saúde

Pacientes tem ida a Salvador cancelada devido a paralisação de motoristas da Secretaria de Saúde

Com problemas no joelho, Elvira da Silva Araújo iria a Salvador hoje para marcar uma cirurgia, mas também terá que tentar uma nova data.

23/08/2023 às 08h30, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Pacientes que estavam com viagem confirmada para Salvador nesta quarta-feira (23), foram informados sobre o cancelamento devido a paralisação de motoristas da Secretaria Municipal de Saúde, motivada pela falta de pagamento de diárias.

Algumas pessoas estavam com a viagem agendada há três meses para realização de exames, consultas e diversos procedimentos, se deslocaram cedo até o Terminal Central e tiveram que retornar para casa sem saber quando vão conseguir marcar uma nova data.

A paciente Raine Sena de Jesus disse ao Acorda Cidade que pagou R$50 de transporte para ir da BR-101 até o Terminal Central para pegar o transporte da Secretaria de Saúde até Salvador e vai retornar para casa sem o atendimento que precisa.

“Cheguei aqui e fui informada que os motoristas da Secretaria de Saúde entraram em greve por falta de pagamento. Eu iria fazer procedimento para varizes no Hospital Ana Nery”, contou.

Outra paciente que se identificou como Jorneci e moradora do Conjunto Fraternidade relatou que foi ontem até a Secretaria de Saúde confirmar a viagem para Salvador e hoje foi surpreendida com o cancelamento.

“Chegamos aqui cedo, ontem disseram que estava certo, mas no entanto, não apareceu ninguém”, pontuou.

Angelina Souza dos Santos, que mora no bairro Baraúnas, estava com ida a Salvador marcada para buscar remédios para fibromialgia. Ela contou que a medicação acaba hoje e não sabe o que irá fazer.

“Só estou com um comprimido para hoje. Amanhã já não tenho. Não sei o que vou fazer. Faço tratamento no Hospital das Clínicas”, disse preocupada.

Geane Santos Silva também manifestou preocupação pelo cancelamento da viagem e informou que faria uma revisão de um procedimento que fez há um mês na coluna no Hospital Manoel Vitorino.

“Agora vai ser difícil remarcar. É mais de seis meses para conseguir uma vaga”, lamentou.

Com problemas no joelho, Elvira da Silva Araújo iria a Salvador hoje para marcar uma cirurgia, mas também terá que tentar uma nova data.

“Faço tratamento no Hospital das Clínicas, mas hoje eu iria para a Clínica da Dor. Pela falta de carro não consegui”, comentou.

Helen Costa, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, informou ao Acorda Cidade que os motoristas paralisaram as atividades sem um aviso prévio para que a secretaria pudesse ver uma outra alternativa para atender aos pacientes e que o pagamento que eles reclamam é relacionado às diárias que são previstas de serem pagas na data de hoje.

De acordo com ela, são cerca de dez motoristas efetivos que fazem o transporte dos pacientes e todos estão com os salários em dia.

“Quando faz a viagem de um mês para o outro a diária é paga nesta data. O que nos deixa entristecidos é a questão do comprometimento com os pacientes, se tivessem nos avisado com antecedência, poderíamos substituir os profissionais para fazer o itinerário. Não houve um acordo, uma conversa anterior para que a gente pudesse se programar tomar as providências para que isso não se repita novamente. Vamos entrar em contato com os prestadores e os pacientes para poder fazer as remarcações e não prejudicar o tratamento deles”, concluiu.

O prefeito Colbert Martins confirmou que o pagamento é referente às diárias do mês de julho e que irá afastar os profissionais, substituindo-os por outras pessoas para realizar o transporte de pacientes.

“Vou abrir um processo administrativo por eles impedirem pessoas de fazer suas consultas. Isso é algo grave”, comentou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O prefeito Colbert Martins confirmou que o pagamento é referente às diárias do mês de julho e que irá afastar os profissionais, substituindo-os por outras pessoas para realizar o transporte de pacientes.

    o prefeito não resolveu nada tfd ta avisando os pacientes que nao tera onibus,e um absurdo queremos ônibus amanha que prefeito e este

  2. O prefeito Colbert Martins confirmou que o pagamento é referente às diárias do mês de julho e que irá afastar os profissionais, substituindo-os por outras pessoas para realizar o transporte de pacientes.

    “Vou abrir um processo administrativo por eles impedirem pessoas de fazer suas consultas. Isso é algo grave”, comentou.
    o prefeito mencionou esta mensagem mas nao resoveu amanha tfd ja avisou que nao tera onibus da saude

  3. A secretaria teria que deslocado outros mitoristas para que as pessoas necessitadas fossem cumbrir com seus agendamentos.Falta de organização e planejamento.Eases são os bem sucedidos secretários que assumem as pastas.Boa tarde!
    Neste monento o importante era não deixar os pacientes na mão, depois “eles” fariam os trámites legais. Culpar o servidor é fácil, resolver não?

  4. Aqui se faz, aqui se paga…Esses fatos são reflexos das péssimas escolhas feitas pelo povo na eleição.
    Agora temos uma prefeitura abandonada e uma Câmara envolta ***
    Como diria minha avó: “Bem pregado, acho é pouco”, ano que vem tem eleições de novo, encham a cara de cachaça, a cabeça de crack, vendam o voto e peguem fila pra eleger os faraós…
    E não me venham com bordões: O presidente e o governador são do meu partido, tudo farinha do mesmo saco!

  5. SEGUNDO O PREFEITINHO, ESTÁ TUDO EM DIA, A SAÚDE ESTÁ BEM, SÓ TEM PROBLEMA COM A FILA DA REGULAÇÃO DO ESTADO. COBÉ É UMA PIADA PRONTA…

  6. Cadê nosso vereadores agora? Ivan berb, senhorita eremita, Fernando torres. Apareçam para contar com eficiência o executivo. Vocês só prestam para aparecer nos noticiários para fazer e falar m…..a

  7. Para de mimi Colbert e paga o q deve, uma secretária q não funciona é essa ai, um monte de gente trabalhando e as coisas não andam, povinho travado, esse povo do jurídico trava tudo, as coisas não andam por falta de gente com sangue no olho, tudo com medo, demora de pagar os fornecedores e prestadores de serviço por pura burrice, não sabem trabalhar. DESTRAVA COLBERT, assim Feira não anda, faz umas consultas com Zé, esse apesar de tudo sabe trabalhar.

  8. Esse prefeito está afundando a prefeitura de Feira de Santana e ninguém faz nada. Aqueles vereadores que só servem para brigar no plenário e mais nada. Ano que vem o tal Ronaldo quer entrar para terminar de afundar feira. Os funcionários terceirizados vai chorar de novo pedindo voto para não perder o emprego, enquanto a cidade vai para o lixo. Tem gente que só pensa no próprio umbigo.

  9. O prefeito não paga e ainda ameaça os profissionais!! Quando não culpa o o governo do estado ou o federal ameaça os pobres trabalhadores que precisam pagar suas contas…

    1. Tem várias outras classes de funcionários que também estão ameaçando de fazer paralisação por o não pagamento das extras feitas no período da micareta. Isso é um absurdo, um caos na saúde e esse prefeito cobe ainda se acha esta certo. O micareta foi em abril e até o dia de hoje não foram pagos as extras funcionários que trabalharam. Cadê o ministério público?
      O prefeito não dar uma satisfação, ele acha que temos obrigação de trabalhar de graça.

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade