Feira de Santana

Pacientes são atendidos na Santa Casa durante mutirão de prevenção ao glaucoma

Os atendimentos são gratuitos e voltados para os pacientes que se inscreveram e se enquadram nos pré-requisitos da campanha.

25/05/2024 às 12h32, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Neste sábado (25), cerca de 100 pacientes foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia em Feira de Santana, na ‘Campanha 24 horas pelo Glaucoma. A ação social foi promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e acontece em todo o Brasil. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento do glaucoma, que é uma doença crônica e uma das principais causas de cegueira irreversível. Os atendimentos são gratuitos e voltados para os pacientes que se inscreveram e se enquadram nos pré-requisitos da campanha. Entre eles: ser maior de 40 anos, ter histórico de glaucoma na família, ou pacientes que por algum motivo abandonaram o tratamento..

O provedor da Santa Casa de Misericórdia, o médico Rodrigo Matos, comentou sobre a ação e segundo ele, o resultado foi positivo, sendo que muitos pacientes já foram encaminhados para o tratamento e alguns já saíram com colírios para cuidar da saúde ocular. Ele relatou que exames de triagem foram realizados, como avaliação do nervo óptico, aferição de pressão ocular e exame do fundo de olho.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Médico Rodrigo Matos

” Os sintomas do glaucoma são tardios, ou grande parte das pessoas não apresenta sintomas. É uma ação que chama atenção para uma doença que causa cegueira irreversível e estamos muito felizes em representar Feira de Santana nesta iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia neste dia dedicado ao glaucoma. Temos um serviço de oftalmologia pelo SUS na Santa Casa e hoje foram atendidos cerca de 100 pacientes. Muitas pessoas saíram satisfeitas e até com colírios para quem precisasse no atendimento inicial”, afirmou.

O médico relatou que além do glaucoma, a Santa Casa de Misericórdia atende pacientes que apresentam a retinopatia diabética.

A médica oftalmologista Aline Matos, que participou dos atendimentos durante o mutirão, explicou que todas as pessoas têm a possibilidade de desenvolver o glaucoma quando nascem e por isso é feito já no bebê o teste o olhinho para detectá-lo. No entanto, a doença se apresenta de forma mais comum nas pessoas a partir dos 40 anos de idade. Pacientes com histórico da doença na família, que tiveram algum trauma no olho, ou que possuem diabetes.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com ela, o principal sintoma que o glaucoma apresenta é a perda de visão e, quando este sintoma se apresenta, a doença já está em um estágio avançado.

“É uma doença crônica, silenciosa e por isso a importância de chamar atenção para ela, não só no mês de maio, com o Maio Verde, mas chamar atenção para que o paciente procure o oftalmologista anuamente, não apenas para trocar o óculos, mas para fazer exames completos e investigar as patologias”, disse.

A médica informou que o glaucoma é a principal causa de cegueira no mundo e após o diagnóstico com a realização de vários exames, o paciente incia o tratamento para contolar a doença. A cirurgia é feita em último caso, quando os tratamentos clínicos e as aplicações de lasers não funcionam.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade