Feira de Santana

Pacientes relatam falta de médicos na UBS do bairro Irmã Dulce

Segundo eles, os profissionais estão sem trabalhar há cerca de quatro meses.

27/11/2023 às 10h40, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

UBS Irmã Dulce
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A reportagem do Acorda Cidade foi solicitada na manhã desta segunda-feira (27) por moradores do bairro Irmã Dulce, em Feira de Santana, que reclamaram da falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Segundo eles, os profissionais estão sem trabalhar há cerca de quatro meses, e todos os dias quando buscam atendimentos, recebem a informação que ainda não há previsão de retorno dos médicos.

UBS Irmã Dulce
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mara da Conceição de Jesus, contou que precisou marcar uma consulta na Policlínica do George Américo.

“Já tem cerca de quatro a cinco meses que não tem médico aqui. Eu tive que marcar uma consulta para o George Américo, tive que pagar um carro para me levar, até porque eu fiz cirurgia tem pouco tempo, não posso estar caminhando muito, mas eu precisava de atendimento, então minha filha conseguiu uma vaga lá”, disse.

UBS Irmã Dulce
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Maria Marques dos Santos, moradora do bairro há mais de 30 anos, contou à reportagem do Acorda Cidade que esse tipo de problema nunca aconteceu.

“Eu já moro aqui no bairro Irmã Dulce há mais de 30 anos e nunca aconteceu da gente ficar esse tempo todo sem médico, já são quatro a cinco meses dessa forma. Não tem médico, não tem mais dentista, teve uma vez que eu passei a manhã inteira aguardando atendimento, as pessoas estão ficando doentes e não tem um médico para atender, eu por exemplo estou com exames lá na minha casa para apresentar ao médico, já vai passar do tempo, e pela explicação que o pessoal fala aqui, parece que eles não estão vindo porque não estão recebendo dinheiro, não sei exatamente qual é o problema”, relatou.

UBS Irmã Dulce
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa à comunidade do bairro Irmã Dulce que a unidade de saúde local continua a realizar todos os serviços. Desde o início do ano foram 20.332 procedimentos e atendimentos realizados.

São consultas médicas e odontológicos, nutricional, de enfermagem, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros atendimentos essenciais à população que ocorrem de forma ininterrupta.

No entanto, gostaríamos de esclarecer que, devido a uma mudança na estrutura da unidade, estamos apenas com um médico atendendo. A partir do dia 05 de dezembro, chegam três novos profissionais.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pura mentira não sei como é que uma pessoa envia uma nota só falando mentira porque eu sou moradora do bairro irmã Dulce e sou atendida nessa unidade e posso comprovar que nós estamos sem médicos há vários meses depois de uma manifestação que os moradores indignados revoltado fizeram aí mandaram um médico o médico veio atendeu depois veio de novo atendeu era para atender de 15 a 20 paciente ele falou que só iria atender 10 paciente inclusive atendeu o meu filho que tem paralisia cerebral estava necessitando urgente passar por um clínico passou o clínico mandou marcar o retorno quando eu cheguei lá para marcar o retorno fui avisada de que o clínico não viria mais para essa unidade disse que não tem previsão de quando terá médico aqui na unidade de saúde e agora secretaria envia uma nota dizendo que tá tudo beleza aqui não tá tudo beleza não se tivesse tudo beleza a gente não estava reclamando porque nós estaremos de barriga cheia né então não tem médico mesmo tem uma médica aqui que ela é nutricionista e em relação ao consultório odontológico começou a atender agora mas só que só é limpeza porque não tem material para fazer tratamento se uma pessoa for mesmo para fazer uma obturação uma coisa não tem material precário a medicação material de limpeza tudo nós aqui estamos revoltado com isso com a saúde aqui nós nunca passamos por isso aqui na unidade eram três clínica era duas pediatra vinha a gente vem a gente de outros bairro para ser atendido aqui na nossa unidade e hoje nós estamos passando por isso por essa situação nós queremos providência nós queremos solução não podemos ficar desse jeito

  2. ENGRAÇADO QUE NAS RESPOSTAS, A PREFEITURA SEMPRE DIZ QUE ESTÁ TUDO ÓTIMO, EXCELENTE, FUNCIONANDO NORMALMENTE, SÓ FALTA DIZER QUE QUEM DENUNCIOU É DOIDO. MICARETA GARANTIDA NO ANO QUE VEM, COM ARRASTÃO NA SEGUNDA, GRANDES BANDAS CONTRATADAS! PÃO E CIRCO!!!!!!!!!!!!

  3. Boa tarde,
    Nota mentirosa….. Não tem nenhum médico atendendo a mais de 4 meses.
    Prefeitura não paga a ninguém…. Quem é o médico q quer trabalhar e não receber? Vergonha!!!

  4. Hj eu fiquei pasmo com o que vi, a cidade esse caos que esta, e a prefeitura colocando carro de som para fazer propaganda de ações que nao existe.

  5. Zé dos pombos, aquele que construiu as casinhas de pomba (BRT) que não tem utilidade nenhuma, gastando milhões dos cofres públicos, tá por onde mesmo? O atendimento nesse posto é sofrível, os funcionários fazem das tripas coração pra atender a população, na maiorias das vezes tem o dentista mas não tem o material para ele trabalhar. Vem cá Zé dos pombos, fazer uma romaria aqui no irmã Dulce e explicar para o povo o motivo de não ter médicos!

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade