Doação

Órgãos captados no Hospital Luís Eduardo Magalhães salvam oito vidas

O procedimento, autorizado pela família, salvou a vida de oito pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

22/02/2024 às 09h59, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Órgãos captados no Hospital Luís Eduardo Magalhães salvam oito vidas
Foto: Divulgação/HRDLEM

Após a morte encefálica decorrente de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, de um paciente de 54 anos, a equipe do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, realizou mais uma captação de órgãos na última quarta-feira (21).

O procedimento foi autorizado pela família e seguiu os protocolos do Ministério da Saúde. A ação possibilitou a doação múltipla de órgãos, chegando a salvar a vida de oito pessoas que necessitavam de transplante e que estavam na fila de espera.

Corrida contra o tempo

De acordo com o site Radar News, parceiro do Acorda Cidade, após a autorização da família, a Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA) foi acionada e organizou a logística para a captação e distribuição dos órgãos.

Órgãos captados no Hospital Luís Eduardo Magalhães salvam oito vidas - equipe
Foto: Divulgação/HRDLEM

Uma equipe multiprofissional do hospital coordenou a captação dos órgãos vitais, liderada pelos doutores Rodrigo Serapião, Gerlan Costa e Vitor Hugo. Foram extraídos coração, fígado, rins e córneas.

“A captação de múltiplos órgãos é a manifestação da solidariedade e compaixão de uma família que, mesmo em meio à dor e à angústia da perda de um ente querido, decidiu pelo nobre gesto de salvar outras vidas”, pontuou Rodrigo Serapião ao Radar News.

Anterior a este procedimento, a equipe do Hospital Luís Eduardo Magalhães havia realizado a última captação em junho de 2023, de uma paciente que também foi diagnosticada com morte encefálica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade