Dia do Diabetes

Nutróloga explica a importância da alimentação no controle da diabetes

Dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostram um aumento de 65% em 15 anos na taxa de adultos brasileiros diabéticos.

14/11/2023 às 08h54, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

diabetes freepik
Foto: Freepik

Neste Dia Mundial e Nacional do Diabetes, 14 de novembro, chama a atenção para esta doença crônica, caracterizada pela não produção ou emprego deficiente da insulina, substância que controla os níveis glicêmicos.

Dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostram um aumento de 65% em 15 anos na taxa de adultos brasileiros diabéticos. Em 2021, eram 9,1% neste grupo, contra 5,5% em 2006. Já a Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que o país possui mais de 13 milhões de pessoas diabéticas.

diabetes freepik
Foto: Freepik

Apesar da alta incidência, a diabetes ainda é uma doença cercada de dúvidas, principalmente com relação às adaptações alimentares. Em função disso, a nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues ressalta que a qualidade da alimentação é primordial no controle da doença. Ela também pontua que, a depender do tipo da diabetes, o cardápio do paciente pode variar.

nutróloga Dra. Hilloa Rodrigues ft divulgação
Foto: Divulgação

“Aquelas pessoas que possuem Diabetes tipo 1 e usam insulina ultrarrápida, de acordo ingestão de carboidratos em cada refeição, podem contar com uma liberdade nutricional um pouco maior, isso porque possuem um regime de terapia de insulina flexível”, explica.

Já entre os que possuem Diabetes tipo 2 e possuem o agravante do sobrepeso, as limitações sobre a quantidade e cardápio podem ser maiores.

“Isso acontece porque o emagrecimento também é um fator para que esse paciente melhore a resistência à insulina. Por isso é preciso adaptar não apenas a ingestão de carboidratos, mas o cardápio de forma que a ingestão e a perda calórica forneçam resultados”, pontua.

Diabético pode comer doces?

A nutróloga também falou sobre uma dúvida muito comum entre os diabéticos, que é a possibilidade de ingerir doces. Segundo a especialista, essas pessoas não são totalmente proibidas de comer doces.

“Para que o controle da glicemia seja efetivo, o controle de carboidratos deve ser tanto sobre a quantidade quanto a origem. Os açúcares provenientes de frutas são os mais recomendados, já que reúnem um melhor valor nutricional e são mais recomendados para ingestão moderada e esporádica. Nestes casos, a principal recomendação é estar atento à quantidade”, ressalta.

Dra. Hilloa também reforça a importância de se controlar a ingestão de porções de alimentos com alto índice glicêmico. “De modo geral, a alimentação para os diabéticos deve ser variada. O café da manhã é uma das refeições primordiais para esse paciente, assim como as demais alimentações, que devem ser fracionadas ao longo do dia, para que o nível glicêmico se mantenha equilibrado. Além disso, o consumo de quantidades exageradas de alimento deve ser evitado”, aponta.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade