Feira de Santana

Moradores protestam contra construção de quadra em terreno de posto de saúde no Campo do Gado Novo

Os moradores relatam que a unidade de saúde está sem medicamentos de uso contínuo e que a construção da quadra pode impedir a ampliação da unidade.

20/09/2022 às 21h22, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta terça-feira (21), moradores do bairro Campo do Gado Novo protestaram contra a construção de uma quadra poliesportiva dentro do terreno da unidade de saúde do bairro. Segundo eles, a construção da quadra pode atrasar a ampliação do posto de saúde.

A agente de saúde Jaqueline Souza contou ao Acorda Cidade que trabalhadores da construção chegaram sem avisar e iniciaram as obras.

“Começaram a construir aqui no posto, chegaram sem avisar, começaram a cavar, não sabíamos do que se tratava. A enfermeira perguntou a eles e disseram que está sendo construída uma quadra dentro do posto, que é do colégio. Mas nós precisamos que o posto seja ampliado. Já vieram aqui fizeram a medição para ampliar o posto, mas nunca fizeram a ampliação. Estão marcando consulta no posto para o dia 2 de dezembro, porque o posto não dá mais conta. Precisamos de dois postos, que sejam ampliados, que tenha mais um médico, enfermeira técnica,” destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme Jaqueline Souza, o posto de saúde não está mais comportando a demanda.

“A gente está precisando de uma geladeira para a vacina, porque a vacina vai e volta todos os dias e isso dificulta, e agora que está com esta campanha aí precisa intensificar, não dá, porque a vacina chega todos os dias e vai embora todos os dias, não tem condição, sem contar as medicações que estão faltando, que o prefeito já deu entrevista que vinha Depakene e Clonazepam e outras medicações de uso contínuo e até o momento não chegaram,” ressaltou.

Jaqueline esclareceu que eles querem que a escola seja reformada, mas que a construção da quadra dentro do terreno do posto de sáude pode impactar na ampliação.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente quer que o colégio seja reformado de forma decente, que haja uma reforma do banheiro, salas, que não façam somente uma pintura, que haja quadra. Também tem espaço do outro lado que pode se ver a possibilidade de fazer, mas não aqui no posto, porque o posto também precisa de ampliação, se fizerem essa quadra aqui, eles vão ficar dizendo o tempo todo que não podem mais ampliar o posto porque não tem mais espaço,” disse.

O aposentado e morador há 32 anos do bairro, Osvaldo Araujo Leite, disse ao Acorda Cidade que o posto precisa ser ampliado e que o colégio necessita de uma reforma antes de uma quadra.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu acho que isso aqui não está de acordo, porque o que a gente está precisando aqui é a ampliação do posto. Só tem uma médica, ficamos aqui três meses sem médica, aí a médica veio e nem remédio tinha. Ela passava uma receita e não tinha medicação para a gente pegar, ela não estava nem querendo ficar por isso, porque não tinha a medicação. Depois lá, eles souberam e mandaram o remédio, agora que é questão política o remédio está vindo, mas só que chega em um dia ou outro, e estamos protestando por isso. Disseram que aqui ia ser feita uma policlínica 24 horas, nunca fizeram. O prefeito esteve aqui tem três anos, ia reformar aquele colégio, até hoje nada fez, e a gente está precisando que ele reforme lá o colégio em primeiro lugar, em vez de fazer uma quadra de esportes para o colégio. Queremos a ampliação do posto e mais médicos, porque se tem um paciente hoje só atende se for uma emergência. Marca uma consulta hoje para atender só em dezembro,” desabafou.

A moradora há nove anos do bairro, Rita de Cassia Santos, 49 anos, contou ao Acorda Cidade que os moradores e crianças precisam de melhorias na unidade de saúde.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Devia ter mais acompanhamento para a saúde, porque aqui nesse bairro tem muitos meninos portadores de microcefalia, de parada cardíaca e mais outros tipos de sofrimento que necessitam de uma fisioterapia entre outros procedimentos,” contou.

A assistente administrativa do posto de saúde Marizete da Silva Conceição relatou que não receberam nenhum aviso a respeito da construção da quadra.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Os trabalhadores entraram aqui e não pediram permissão nem à enfermeira nem a ninguém responsável pela unidade para fazer o trabalho aqui. Eles tinham que primeiro informar o que iria ser feito na unidade, porque o posto está aberto, mas tem uma pessoa responsável para tomar conta dele. E quando fomos interrogar disseram que iriam fazer a quadra. Como é que vão fazer a quadra dentro de uma unidade de saúde sendo que o terreno está reservado para fazer a ampliação da unidade, como vai fazer uma quadra dentro do terreno da unidade?,” questionou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A produção do Acorda Cidade entrou em contato com o prefeito Colbert Martins, que informou que o terreno da escola é partilhado com a unidade de saúde.

“O terreno da escola é partilhado com a unidade de saúde, é um terreno da prefeitura,” disse.

Conforme Colbert Martins, a ampliação da escola vai ocorrer devido à inexistência de um local para os alunos praticarem atividade física.

“É uma ampliação que a escola vai ter com uma quadra poliesportiva que ela não tem. É uma questão que diz respeito aos interesses da própria comunidade escolar, que é uma escola com mais de 400 crianças que não têm lugar para fazer atividade física,” informou.

Conforme o prefeito, a ampliação do posto não será afetada com a construção da quadra.

“O posto pode ser ampliado sim, porque tem área do posto para ser ampliada, inclusive na frente. Mas esse terreno é uma área de interesse de mais de 400 famílias, é uma necessidade. Se for necessário para ampliar a unidade de saúde será possível ampliar, mas por enquanto não foi definida essa questão de ampliação da unidade . O problema não é ampliar uma, mas dividir a quantidade de gente que vem de outros lugares ali também, existe a necessidade de ampliação ou construção de outra unidade em outro local para poder diminuir a frequência de pessoas de outras áreas. Mas a escola será reconstruída, e vai ter uma quadra poliesportiva,” concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É cada loucura nessa administração de Colbert, que se não fosse filmado e fotografado todos diriam que é mentira. Se apruma prefeito ou sai da cadeira que jamais deveria ter sentado.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade