Saúde
Ministro diz que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos
Inicialmente, serão contemplados os casos mais graves.
01/08/2022 às 09h39, Por Acorda Cidade

Agência Brasil – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1º) pelo Twitter, que o Brasil receberá, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o antiviral Tecovirimat para “reforçar o enfrentamento ao surto” de varíola dos macacos.
“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, adiantou. O Tecovirimat tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem a eficácia do antiviral para o tratamento da varíola dos macacos.
Números
Segundo dados do Ministério da Saúde, até ontem (31), 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país. Na última sexta (29) a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.
A vítima era um homem, de 41 anos. Ele estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades que podem ter prejudicado o quadro clínico. O Ministério da Saúde investiga as circunstâncias da morte.
Sintomas
A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.
Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.
Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Saúde
Uso excessivo de dispositivo digital afeta desempenho de alunos
Quem passa de 5 a 7 horas nesses aparelhos teve pontuação menor.
05/12/2023 às 08h40

Saúde
Confira seis passos para cuidar da saúde íntima no calor
Além das mulheres, todos devem redobrar os cuidados com a saúde íntima, já que a transpiração corporal aumenta e a...
05/12/2023 às 08h27

Saúde
Quem trabalha ao ar livre tem 60% a mais de chance de desenvolver câncer de pele
Para evitar esse cenário, é importante adotar alguns cuidados, a exemplo do uso do protetor solar, que é o principal...
05/12/2023 às 08h20

Feira de Santana
Tomba e Mangabeira lideram entre os bairros com casos de dengue em Feira de Santana
Segundo Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, somente neste ano de 2023, 2.754 casos foram confirmados para a dengue.
04/12/2023 às 15h03

Saúde
Câncer de pele: altas temperaturas acendem alerta para importância da fotoproteção
A informação continua sendo a principal aliada no combate ao câncer de pele, tumor maligno de maior incidência no Brasil,...
04/12/2023 às 14h12

Saúde
Campanha alerta para riscos do glaucoma e importância da prevenção
Doença é a maior causa de cegueira irreversível do mundo.
04/12/2023 às 10h20