Saúde

Médico Oftalmologista feirense preside maior evento de Catarata da América Latina

A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira.

24/05/2022 às 08h45, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto Divulgação – Médico oftalmologista Amilton Sampaio

A pandemia da Covid 19 foi responsável pela redução de aproximadamente 81% para cirurgias oftalmológicas no Brasil. São as chamadas demandas reduzidas.  Dentre os casos, estão os de catarata que é uma doença responsável por quase a metade dos casos de cegueira no mundo. Silenciosa no início, a catarata é a principal causa de cegueira evitável no mundo. De acordo com o médico Amilton Sampaio, oftalmologista e presidente do Congresso Internacional de Catarata da América Latina – BRASCRS 2022 – maior congresso de catarata e cirurgia refrativa da América Latina, evento que será realizado em Salvador, explica que por ano, são 550 mil novos casos diagnosticados no país. A cegueira causada pela catarata geralmente é reversível, mas a chance de sucesso reduz em cataratas maduras, ou seja, a cirurgia de catarata é mais segura quando realizada nas fases iniciais do que em fases tardias. Amilton Sampaio, especialista e referência em Cirurgias de Catarata na Bahia, informa que o XIX Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS), que acontecerá entre os dias 25 e 28 de maio de 2022 no novo Centro de Convenções de Salvador conta com a previsão de receber mais de 3.000 médicos oftalmologistas do Brasil e outros países que apresentarão resultados de estudos e pesquisas atuais acerca do que há de mais avançado nas áreas de catarata e cirurgia refrativa.

“Um evento como esse nos dá a oportunidade de debatermos tema tão relevante e conhecer técnicas que possibilitem tratamentos e procedimentos cada vez mais eficazes e seguros quando o assunto é Catarata e também cirurgias refrativas”, salientou o especialista Amilton Sampaio, que já presidiu cinco Congressos Baianos de Oftalmologia e participou recentemente como Diretor Científico do Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia em João Pessoa, na Paraíba.  Além disso, também já foi convidado pela diretoria da entidade para assumir a presidência do próximo Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia 2023, que será em Salvador. Mais um grande evento científico de peso para a Bahia.

A catarata, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 47,8% dos casos de cegueira. O primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, apontava que pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira, das quais pelo menos 1 bilhão são portadores de deficiência visual que poderia ter sido evitada ou que ainda não foi tratada. De acordo com a publicação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cegueira atingia 1,577 milhão de brasileiros (0,75% da população), sendo que 74,8% dos casos teriam prevenção ou cura, o que significa que essas pessoas poderiam estar enxergando, se tivessem recebido tratamento apropriado a tempo.  

 
O congresso
 
O BRASCRS tem um destaque científico relevante no cenário mundial em assuntos relacionados à especialidade e, neste ano, ganhou uma importância ainda maior, uma vez que, com a pandemia, o encontro deixou de ocorrer por dois anos e gerou uma grande expectativa nos profissionais da área. “Todos que forem a Salvador podem esperar um congresso, acima de tudo, seguro. Foram incansáveis discussões para estabelecermos padrões de segurança acima dos exigidos por lei, inclusive. Partindo desta premissa, podemos esperar um congresso de reencontros. Oportunidade de rever amigos, de assistir a grandes palestras, participar de wet labs, fazer grandes negócios e, é claro, para os congressistas que ainda não conhecem, aproveitar os encantos da cidade de Salvador”, ressaltou.
O congresso da BRASCRS costuma trazer em primeira mão as novidades da especialidade para o nosso país. As novidades começam no pavilhão comercial, antes mesmo de entrar nos auditórios, com dispositivos e máquinas que serão apresentadas para a indústria. As novidades vão desde o cálculo biométrico, técnicas cirúrgicas, lentes intraoculares, manejo de complicações a até novidades relacionadas a assuntos burocráticos, como recentemente divulgado pela BRASCRS as diretrizes para extração do cristalino transparente. “Não podemos deixar de mencionar as sessões do GAC, que abrem as portas do congresso para a apresentação de inúmeros casos e que, frequentemente, apresentam novidades. O certo é que, em um congresso dessa magnitude, encerraremos o evento já com a inscrição para o ano seguinte feita”, frisou Amilton Sampaio.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade