Equilíbrio no Ano Novo

Médico Endoscopista Terapêutico dá dicas de alimentação equilibrada nas Festas de Fim de Ano

Para evitar desconfortos gastrointestinais, o especialista aconselha a moderação no consumo de alimentos gordurosos e frituras.

28/12/2023 às 17h43, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Médico Endoscopista
Foto: Assessoria

As festas de fim de ano são momentos de celebração, união e, é claro, de deliciosas refeições. No entanto, muitas vezes, a abundância de alimentos ricos em gorduras e açúcares pode desencadear problemas gastrointestinais, comprometendo o bem-estar durante as festividades. Victor Galvão, endoscopista terapêutico, chama atenção para uma alimentação saudável e equilibrada, garantindo que as celebrações sejam não apenas saborosas, mas também saudáveis.

O médico destaca a importância de começar as refeições festivas com moderação. “Iniciar com porções menores e mastigar bem os alimentos são práticas simples, mas fundamentais para facilitar a digestão”, recomenda. Além disso, ele enfatiza a escolha de opções mais leves e nutritivas, como saladas coloridas e grelhados, para equilibrar os pratos festivos.

Para evitar desconfortos gastrointestinais, o especialista aconselha a moderação no consumo de alimentos gordurosos e frituras. “As gorduras em excesso podem sobrecarregar o sistema digestivo, levando a problemas como azia e indigestão. Optar por versões mais magras dos pratos tradicionais é uma excelente alternativa”, destaca.

A hidratação também é um ponto a ser observado. “Manter-se bem hidratado ajuda na digestão e previne a sensação de inchaço. Recomenda-se o consumo de água regularmente, evitando o excesso de bebidas alcoólicas, que podem desidratar o organismo”. Victor Galvão reforça a importância de ouvir o corpo e respeitar os limites individuais. “Celebrar com consciência alimentar contribui não apenas para a saúde digestiva, mas também para o bem-estar geral. As festas podem ser aproveitadas plenamente, sem comprometer a saúde”, concluiu o endoscopista terapêutico.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade