Saúde

Médica infectologista relata aumento dos casos de síndrome gripal em Feira de Santana

O aumento da aglomeração de pessoas e a mudança das estações do ano são fatores que provocam o aumento de infecções virais.

13/04/2023 às 22h19, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

Foto: Freepik

Com o aumento de aglomerações e com a mudança das estações do ano é fácil observar o retorno de infecções e doenças respiratórias, como gripes, resfriados, casos de covid-19, bronquite, asma e pneumonia.

Segundo a médica infectologista Melissa Falcão essas infecções atingem crianças e adultos e é necessário tomar determinados cuidados para prevenir e tratar essas síndromes gripais de maneira eficiente.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Neste período do ano, na época do Outono/Inverno nós temos um aumento natural das infecções respiratórias. São vários os vírus e bactérias responsáveis, mas os principais causadores são os vírus respiratórios que têm acometido muito as crianças abaixo de 4 anos, a influenza B, influenza A, H1N1, H3N2 e também o vírus da Covid. Os casos mais fortes, com a necessidade de internamento, a predominância continua sendo a Covid”, informou a médica ao Acorda Cidade.

A síndrome gripal atinge crianças e adultos.

“Temos visto o grande número de crianças acometidas nas escolas, às vezes uma criança fica gripada e depois todas as outras da sala também adquirem a gripe, por isso a importância de não mandar uma criança com febre para a escola, porque tanto a criança precisa de atenção quando está doente, de cuidado e de repouso, como ela vai acabar contaminando outros colegas de sala e da escola”.

Campanha de vacinação

Um aumento considerável de pessoas com sintomas gripais foi observado nas últimas semanas.

“Isso se deve principalmente à influenza. Isso reforça a necessidade das pessoas aderirem à campanha de vacinação da gripe que começou no país inteiro desde o dia 10 de abril e está disponível para todas as pessoas do grupo de risco, aos profissionais de saúde, às gestantes, idosos, às pessoas com comorbidades comprovadas, profissionais da Segurança Pública, da Educação, então tem um público bem amplo que vem sendo contemplado pela vacina da gripe e que devem procurar um posto de saúde para se vacinar”, orientou.

Sintomas

Os principais sintomas de todas essas doenças começam com um síndrome gripal:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo;
  • Coriza;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Pode haver diarréia.

“Esses são os sintomas principais que podem acontecer em qualquer síndrome viral causada por qualquer um desses vírus. A certeza do diagnóstico sobre qual vírus se refere a pessoa só terá com um exame específico para identificação. Não podemos deixar de mão os testes diagnósticos, então os testes de Covid continuam disponíveis e devem ser realizados se houver a suspeita de Covid”, apontou.

O resfriado é um quadro mais leve com os seguintes sintomas:

  • Sem febre;
  • Sintomas respiratórios mais altos como coriza, espirro, moleza;
  • Dor de cabeça.

Já a gripe é a infecção causada pela influenza.

“Quando tem um quadro de influenza A, ou H1N1 e H3N2, os quadros costumam ser bem intensos com muita dor muscular, prostração, febre, dor de garganta, sintomas respiratórios que podem se prolongar por duas semanas com a persistência da tosse”, explicou a médica em entrevista ao Acorda Cidade.

Melissa Falcão relatou que quando acontecem infecções virais, a nossa imunidade baixa e muitas vezes as bactérias se aproveitam dessa oportunidade para causar complicações bacterianas, como uma sinusite ou uma pneumonia bacteriana, por isso que casos prolongados de sintomas respiratórios devem ser investigados.

Aglomerações

O Carnaval e a Micareta não são os responsáveis diretos pela presença do vírus, conforme a abordou a infectologista. “No ano passado, por exemplo, sem o Carnaval e sem a Micareta também tivemos um aumento, mas lógico que se temos uma aglomeração de pessoas, em uma mesma área, sem cuidados, vai acontecer uma proliferação maior . E como aconteceu depois do Carnaval, vai acontecer também depois da Micareta”, relatou.

Uso de máscaras

Apesar do tempo de isolamento para casos de Covid-19 ter sido reduzido, o isolamento continua sendo importante além do uso de máscaras por pessoas que possuem sintomas gripais.

“A política de relaxamento do uso de máscara foi flexibilizada, o que é justificável pelo momento epidemiológico e pela redução no número de casos de Covid, mas precisamos manter o uso para aquelas pessoas que possuem qualquer sintoma respiratório”, disse.

Como aumentar a imunidade

Como forma de proteção, Melissa Falcão disse ao Acorda Cidade, que as pessoas precisam ter uma alimentação e um estilo de vida saudável, fazer atividades físicas, manter-se hidratadas, além de evitar ambientes fechados e sem ventilação.

“As pessoas precisam se cuidar de maneira geral e lembrar de tomar as vacinas, que é a melhor maneira de prevenção das infecções imunopreveníveis, que são aquelas que possuem vacinas disponíveis”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pergunta a Dr@. o principal agravante para a imunidade descer a níveis infecciosos? Se for realmente infectologista, saberá responder…

  2. Graças a Deus que o “amor” venceu. Zeramos os casos e mortes decorrentes da COVID 19, vacinas não vencem, a vacina é segura, (menos da AstraZeneca, Pfizer…), crianças continuam precisando de tomar a vacina, contra covid 19. A economia está voando alto, a educação nunca esteve tão boa e SEGURA. Professores são valorizados, pagando o piso salarial…ahhhhh!!! Realmente, o “Amor” venceu!

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade