Bahia

Mais de 30 cães morrem de cinomose em cidade da Chapada Diamantina

Casos aconteceram no município de Palmeiras, no Vale do Capão.

19/10/2023 às 08h26, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Pelo menos 30 cães morreram de cinomose no município de Palmeiras, no Vale do Capão, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. A doença viral possui alto nível de contaminação que, geralmente, atinge filhotes e pode causar óbito dos animais em poucos dias.

De acordo com o Grupo de Proteção Animal Fauna Capão, morreram cães tutelados e em situação de rua. Um agravante é que existem animais soltos nas ruas e com sintomas da doença.

Segundo Morgana Andrade, proprietária de um pet shop da localidade, o primeiro caso foi registrado há três meses. Hoje, o estabelecimento trata cerca de 20 animais e contabilizou seis mortes.

Morgana afirma que um documento foi enviado à Secretaria Municipal de Saúde para informar sobre o surto.

“Existem muitos casos ainda subnotificados, principalmente com animais de rua que não receberam atendimento veterinário. Os números que contabilizamos são de tutores e moradores que avisam quando um animal morre. Animais de rua estão contaminados e disseminando o vírus”, lamentou Morgana.

Segundo Carolina Falcão, médica veterinária do município, a doença deve matar cerca de 80% a 90% dos animais que forem infectados na região.

“Atendi mais de 20 animais e, em breve, deve aumentar, por causa dos muitos animais nas ruas”, afirma.
Secretário pede que tutores fiquem atentos às vacinas

Por meio de nota, o secretário de saúde de Palmeiras, Sálvio Leão, informou que a prefeitura do município tem orientado os tutores que fiquem atentos às vacinas, uma vez que a doença costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não receberam o reforço anual da vacina múltipla, identificada como V8, V10 ou V11.

“É importante que os donos de animais fiquem atentos aos sintomas e a vacinação correta dos seus animais, para que possamos minimizar os problemas”, explicou.

O secretário informou ainda que a secretaria de saúde, bem como os governos do estado e federal, não disponibilizam a vacina para a doença. O material é encontrado somente em clínicas veterinárias e pet shops com médico veterinário.

Houve uma reunião entre o órgão municipal de saúde e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que informou, por meio de nota, que acompanha os casos para afastar as possibilidades de que seja raiva ou outras doenças caninas que possam ser transmitidas aos humanos.

Não há um protocolo de vacinação para a doença no estado.

Doença atinge sistema nervoso do animal

A cinomose é uma doença infectocontagiosa, que ataca o sistema nervoso do animal e, após o contágio, há poucas chances de cura. Na fase inicial, os sintomas mais comuns são vômito, diarreia com sangue, desânimo, falta de apetite e emagrecimento. Em estágio avançado, atinge o sistema nervoso central e causa desorientação e crises convulsivas.

A cinomose é causada pelo vírus da família Paramyxovirus, que atinge somente cães. A falta de vacinação dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação. O vírus não é transmissível a seres humanos.

A transmissão pode ocorrer através da secreção dos olhos, nariz ou pela urina.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade