Saúde

Mais de 1.500 pessoas participam de mutirão gratuito de oftalmologia em Feira de Santana

Mais de 70 profissionais estão realizando os serviços de oftalmologia nesta terça-feira (18).

18/06/2024 às 10h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Mutirão de oftalmologia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Mais uma vez, milhares de pessoas estão participando do mutirão gratuito de oftalmologia realizado em parceria com o Hospital de Olhos Hcoe em Feira de Santana. O ginásio do Colégio Castro Alves próximo a unidade, no bairro Kalilândia, ficou lotado para acomodar os pacientes que realizarão cirurgias de catarata, pterígio, como também triagens e revisões.

Pacientes de várias cidades da Bahia também estão participando da ação que é realizada mensalmente pelo Hospital. O Acorda Cidade esteve no local e conversou com Bárbara Ana Santos, coordenadora de projetos do mutirão de oftalmologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Mutirão de oftalmologia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com ela, mais de 70 profissionais estão realizando os serviços de oftalmologia nesta terça-feira (18).

“Este é um projeto da empresa Hcoe e a gente atende todos os pacientes do estado da Bahia, não somente de Feira de Santana e hoje estamos realizando cirurgias de catarata, pterígio, limpeza de lente, triagens e revisões de pacientes que realizaram cirurgia no mês passado. Aqui são mais de 70 pessoas trabalhando conosco, desde médicos, cirurgiões, enfermeiros, técnicos, a equipe técnica aqui no ginásio que a gente aluga para dar um suporte e acolhimento maior aos pacientes. Temos pacientes de Feira, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Quijingue, Pedro Alexandre, então é um atendimento que fazemos a todos os municípios da Bahia”, contou.

Bárbara Ana ainda reforçou que os atendimentos pela unidade são realizados através de um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e que a divulgação para os mutirões é feita em parceria com os municípios.

A coordenadora também fez uma avaliação sobre o mutirão desta terça (18).

“Temos um convênio SUS/Sesab e tem o SUS municipal que a gente também atende na estrutura fixa, mas o atendimento hoje é pelo SUS da Sesab. Nós fazemos a divulgação através das redes sociais e fazemos uma busca ativa nos municípios, mandamos um convite com a data da triagem que vamos ter. Hoje mesmo abrimos uma triagem para alguns pacientes que não conseguiram vir no último mês e fizemos toda a avaliação. Este mês está mais cheio, eu achei até que esse mês seria mais tranquilo. As cirurgias são feitas em nosso espaço, são cinco salas de cirurgia e três cirurgiões”, concluiu.

Mutirão de oftalmologia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Quem deseja participar do próximo mutirão basta se dirigir à unidade do Hcoe com a xerox dos documentos de RG, cartão do SUS, comprovante de residência e CPF para agendar a triagem.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade