Covid-19

Laboratório de Feira de Santana registra aumento de mais de 500% na busca por testes de covid-19

Em média, o percentual de positividade dos testes realizados ficou em torno de 70 a 75%

03/12/2022 às 09h58, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Fiocruz

O crescimento no número de casos ativos de Covid-19 na Bahia voltou a deixar as autoridades em alerta sobre a necessidade de manter as medidas de proteção contra a doença, e uma delas é a testagem que contribuem para identificação dos casos confirmados.

Desde a primeira semana de novembro, quando os números de contaminados começaram a avançar, o Laboratório do Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana (Ihef), registrou um aumento de mais de 500% na busca pelos testes se comparados ao mesmo período no mês anterior.

Nas últimas semanas de novembro o Laboratório Ihef passou a realizar 200 testes por dia. Em média, o percentual de positividade dos testes realizados ficou em torno de 70 a 75%, sendo a maioria do público que tem procurado as unidades da rede mulheres (60%), e a faixa etária em destaque de 28 a 33 anos e 45 a 50 anos.

O responsável técnico do laboratório, o farmacêutico bioquímico Marcus Machado esclarece que, para obter um resultado mais assertivo dos tipos de teste rápido ou PCR, a recomendação é que a coleta seja feita após três dias do aparecimento dos primeiros sintomas.

“É importante estar atento ao período ideal para a realização do exame, já que a carga do vírus pode estar baixa, e a princípio o resultado pode apresentar negativo, sendo indicado realizar uma nova coleta e realizar o RT_PCR para Covid para certificação da doença”, avalia Marcus.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade