Dia Internacional do Beijo

Já beijou hoje? Saiba a importância do beijo no fortalecimento de relações

Beijar, além de ser uma expressão de afeto fundamental, também traz inúmeros benefícios.

13/04/2024 às 13h43, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Beijo
Foto: Freepik

Seja de língua, selinho ou no rosto, o beijo está presente na rotina das pessoas e é também uma forma de demonstrar carinho e afeto ao próximo. Beijar, além de ser uma expressão de afeto fundamental, também traz inúmeros benefícios.

Neste sábado (13) é comemorado o Dia Internacional do Beijo e o Acorda Cidade conversou com a palestrante e especialista na saúde do homem e da mulher, a sexóloga Manuela Oliveira para reforçar a importância do beijo no relacionamento, além de favorecer o prazer no sexo.

Inicialmente, Manuela Oliveira destacou que o ato de beijar, libera ao organismo, hormônios que trazem a sensação de bem estar e intimidade ao próximo.

Manuela Oliveira
Foto: Arquivo Pessoal

“Beijar, quando se está com vontade, traz a sensação de bem estar, de prazer. Durante o beijo, liberamos também hormônios do prazer, que são a serotonina e a dopamina, e a oxitocina também que é a sensação de afeto, cuidado, isso gera uma intimidade de forma emocional. Quando a gente beija por desejo, por estar com vontade, o nosso corpo se entrega por conta dessa sensação de bem estar e de prazer. Muitas vezes o sexo e o beijo são por obrigação, mas os hormônios não são liberados quando há uma ação mecânica”, disse.

O que é o beijo?

O beijo é o toque dos lábios entre pessoas. Porém, é também caracterizado como uma expressão romântica, seja em casais ou em pessoas próximas. Segundo a sexóloga, no beijo há variações, mas o objetivo é o mesmo: a representação da intimidade.

“Beijar na verdade é uma expressão romântica, porém ele foi descoberto na Mesopotâmia e os estudos mostram que outras civilizações também beijavam, mas que haviam diferenças entre os beijos. Algumas civilizações viam o beijo como forma de cumprimento, outras eram uma forma de carinho entre pais e filhos, o beijo sem ser o de língua. Os gregos trazem essa questão do beijo de língua como uma questão erótica com conotação sexual, então o beijo é uma expressão romântica entre um casal ou não, ele representa intimidade.”

Importância do beijo

Estimulante natural na liberação de hormônios que trazem sensações positivas, o beijo também é importante no equilíbrio emocional, causando relaxamento e sensação de acolhimento.

“Sobre a importância do beijo na saúde mental e física, tem pessoas que tem depressão, mas com o beijo se sentem acolhidas, conseguem se perceber no meio da depressão. O beijo ajuda a melhorar as crises de ansiedade, ajuda no reequilíbrio emocional já que envolve essa questão de pertencimento. O beijo de língua até aumenta os batimentos cardíacos, então o beijo também é importante no bem estar físico e mental”, reforçou Manuela.

Apesar da rotina corrida e do distanciamento natural de relacionamentos entre casais, o beijo acaba sendo lembrado em apenas algumas situações específicas. E, conforme essa prática se esfria, há também indícios de que o relacionamento pode estar em crise.

Conforme Manuela, com a “pressa” das novas gerações ao pular etapas no relacionamento, é indispensável a prática do beijo nos momentos afetivos, bem como, incentivar as práticas sexuais para que sejam satisfatórias.

“Existe a questão da intensidade, mas essa questão está ligada ao tempo de relacionamento. A medida que o tempo passa, as pessoas perdem justamente a intimidade, o vínculo, elas deixam de beijar. E é justamente o que eu bato na tecla, o beijo é o início de tudo e acaba se perdendo com o tempo. Quando não existe mais o beijo de língua entre o casal é um sinal de que o relacionamento não está bem. O beijo aumenta os laços emocionais, eróticos, sexuais, a intimidade. O beijo é necessário. Se você não beija, você está pulando etapas do ciclo de resposta sexual, então o beijo ele fortalece os laços emocionais. A gente percebe que as pessoas estão perdendo essa conexão, a gente vê que as novas gerações não querem beijar, são apressados, querem tudo rápido, tudo muito intenso volátil, então eles querem pular etapas. É o que a gente fala de qualidade e não de quantidade. O que a gente incentiva é que se tenha uma relação sexual mas que ela seja satisfatória, boa no seu alcance máximo de prazer”.

Dicas

Para manter uma boa relação com o parceiro ou parceira ou até mesmo acrescentar os prazeres do beijo no relacionamento, o primeiro passo para a qualidade na conexão emocional e física é o diálogo.

“Primeiro, a gente precisa entender o que é diálogo. A gente precisa aprender a conversar, a gente conversa sobre tudo na nossa vida, mas não conversa sobre relacionamento. A gente não conversa sobre o que o outro gosta, preferências sexuais. Então, a gente precisa aprender a falar e a mulher principalmente, porque a gente vive numa sociedade que a mulher é podada, ela é limitada a todo momento, em todas as esferas de vida. E quando a gente fala sobre sexualidade, principalmente feminina, existe essa limitação. A forma com que nós fomos criadas, de que sexo não pode, de que sexo é feio, de que sexo é sujo e isso traz um peso muito grande. Existem pessoas que ainda acham, por exemplo, que a única finalidade do sexo é a reprodução, reproduzir”, frisou.

Outro fator relevante para obter o prazer feminino e desenvolver a conexão com o parceiro após o distanciamento é, de acordo com a sexóloga, buscar entender os interesses do outro e de si mesmo.

“Eu recebo no consultório muitas pacientes que sentem dor na relação sexual, que elas não conseguem penetrar nada, elas não conseguem fazer o exame ginecológico. Isso é uma disfunção sexual. E eu ouço muito a seguinte frase, ‘eu quero melhorar da dor’. Mas elas não querem melhorar da dor para ter prazer, elas querem melhorar a dor para ser um buraco funcional, para satisfazer o outro. Então, a gente precisa girar uma chavinha e mudar isso”.

A sexóloga concluiu ainda com uma dica crucial para apimentar a relação que é o ato de reconquistar o próximo diariamente e principalmente, beijar muito.

“A gente tem mania de quando a gente quer algo ou alguém a gente corre atrás e a gente busca conquistar. Então, a gente cria passos para chegar até aquele objetivo. E, depois que a gente consegue, a gente acaba deixando de lado e perde essa conexão. Então, a dica é também não deixar cair na rotina. Eu sei que é difícil, mas olhar para o relacionamento, a mulher principalmente, porque geralmente, quando ela se torna mãe, ela é tudo, ela é mãe, ela tem uma profissão e ela esquece que ela é mulher, ela esquece que ela tem uma sexualidade. Então, o segredo é beijar para melhorar essa conexão, conversar, entender o que é que o outro gosta, entender o que é que o outro quer. Essas são as dicas, principalmente se for para reavivar uma paixão. Lembrar como é que tudo começou, com um beijo”, finalizou.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade