Feira de Santana

Hospital Clériston Andrade recebe Hemóvel para doações de sangue

De acordo com os organizadores do evento, a Unidade Hemóvel tem uma capacidade estimada de realizar cerca de 120 coletas por dia.

10/04/2024 às 15h06, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Hospital Clériston Andrade
Foto: Ascom/ HGCA

Nos dias 10 e 11 de abril, o Hospital Geral Clériston de Andrade (HGCA) vai sediar uma ação essencial para abastecer os bancos de sangue da Bahia, visando atender especialmente à demanda durante a micareta de Feira de Santana. O evento contou com a presença de diversos segmentos da comunidade, incluindo estudantes, faculdades, membros do exército, acompanhantes, visitantes e servidores hospitalares.

Para muitos, como Luiz Gustavo, soldado do exército, doar sangue é uma forma de contribuir significativamente para a vida de outras pessoas. “Eu fico bastante feliz em saber que estou ajudando alguém. Isso é muito importante porque uma bolsa salva até quatro pessoas, é a segunda vez que estou doando sangue, é rápido, não doi. Acho que inclusive deveria ser obrigatório”, expressou Gustavo, destacando a importância e a facilidade do processo de doação.

Hospital Clériston Andrade
Foto: Ascom/ HGCA

De acordo com os organizadores do evento, a Unidade Hemóvel tem uma capacidade estimada de realizar cerca de 120 coletas por dia, contribuindo significativamente para o estoque de sangue da região. Com procedimentos claros e critérios de segurança rigorosos, a ação proporcionou uma oportunidade para que os membros da comunidade demonstrassem solidariedade e apoio aos pacientes que dependem de transfusões sanguíneas para sua saúde e bem-estar. Idiane Daltro, bioquímica da Agência Transfusional do HGCA, explicou que a ação foi planejada em colaboração com a diretoria do hospital e contou com a presença do Hemóvel, uma unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

Márcia Almeida, assistente social da Hemoba, destacou a importância dos tipos sanguíneos negativos, como A negativo, B negativo, O negativo ou AB negativo, que são especialmente necessários devido à sua menor disponibilidade. “Essa parceria entre o HGCA e a Hemoba tem sido fundamental para aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e garantir um suprimento adequado para atender às necessidades da comunidade. Em especial em períodos festivos como é o caso da Micareta de Feira de Santana que atrai milhares de pessoas”, concluiu.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade