Saúde

Hospital Clériston Andrade realiza mutirão de exames do aparelho digestivo; ação continua neste fim de semana 

Um dos maiores eventos da Sobed, a Jadib, terá a parte científica com encontros e palestras amanhã (15) e sábado (16), no Catussaba Hotel, em Salvador (BA).

14/09/2023 às 22h02, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Desde segunda-feira (11), o Centro de Hemorragia Digestiva (CHDI), do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) de Feira de Santana, está mobilizado para realização de exames de baixa, média e alta complexidade em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed-BA).

A Ação Social contempla diversos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram regulados pela Secretária da Saúde do Estado (Sesab) e faz parte da lX Jornada do Aparelho Digestivo (Jadib).

Um dos maiores eventos da Sobed, a Jadib, terá a parte científica com encontros e palestras nesta sexta (15) e sábado (16), no Catussaba Hotel, em Salvador (BA). O evento trouxe este ano a ação social para o CHDI do HGCA, em Feira de Santana.

Foto: Divulgação

Conforme Vitor Galvão, coordenador do CHDI, toda uma rede foi mobilizada para que o mutirão ocorresse. Desde segunda (11), já foram realizados 91 exames de alta complexidade, dentre eles, endoscopias bilio pancreáticas complexas avançadas, ressecções de pequenos tumores avançados, dissecção endoscópica para câncer precoce, entre outros atendimentos. Além disso, estão estimadas para hoje (14) mais oito cirurgias avançadas.

“Convocamos os endoscopistas da Bahia, fomos atendidos, a equipe do Clériston está de parabéns pelo engajamento, vieram sem remuneração, vários médicos de Salvador, dos mais variados hospitais, médicos de Feira de Santana, do interior do estado, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, além de hoje, grandes experts na endoscopia intervencionista de Minas Gerais, São Paulo, Recife, que vieram para fazer essas cirurgias complexas”, pontuou. 

Segundo o médico endoscopista, no ano passado o hospital registrou 2.500 exames especializados na área. Este ano, através do CHDI, pretende-se realizar cerca de 4.000 mil atendimentos. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje nós temos o segundo maior serviço de endoscopia digestiva e um dos maiores do Nordeste. Serviço extremamente robusto, bem aparelhado, com serviço com espaço físico dedicado, três salas completas, com equipamento de última geração, com carrinho de anestesista e com anestesia, sempre que precisar nós temos funcionamos para urgências às 24h, atendemos as urgências do hospital, os setores fechados, os pacientes internados”, explicou. 

O médico explica que muitos problemas digestivos vêm do crescimento da ansiedade, do estresse, que são deficiências não orgânicas, mas que problemas orgânicos também sempre existiram por uma demanda reprimida da saúde do paciente. 

“A nossa função é diagnosticar e tratar cada vez mais essas doenças. O hábito de vida em geral, um bom gerenciamento do estresse, da ansiedade, que hoje é a coisa mais difícil do mundo, uma boa alimentação, uma vida ativa, te faz praticar atividade física. Hobbies também são maneiras de desestressar um pouco e de ver como a vida vale a pena ser vivida e vale a pena lutar por ela”, observou.  

O diretor geral do HGCA, Karlos Figueiredo, trabalha no hospital há mais de 10 anos. Para ele é uma realização ver o funcionamento do CHDI e os benefícios para o exercício dos médicos, especialmente dos pacientes, que já estão sendo assistidos com exames que antes não eram efetuados na região. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje a gente já tem um serviço de endoscopia que funciona 24h, com uma equipe bastante ampla, colonoscopia, a CPRE que é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo complexo, que durante esse período de mais de um ano de implementação a gente conseguiu ajudar toda a regional centro-oeste, com mais de 120 municípios. Hoje pela alta demanda o HGCA, o serviço de hemorragia digestiva não se limita apenas a nossa regional, ele consegue ajudar todos os municípios da Bahia”, explicou. 

O médico do CHDI, Vladimir Araújo, falou sobre a importância dos equipamentos de última geração que estão sendo implementados no interior da Bahia e que vão beneficiar principalmente os pacientes da microrregião de Feira de Santana que são atendidos no HGCA. 

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É um evento de suma importância para Sobed, o capítulo Bahia esse ano sendo desenvolvido na região de Feira de Santana, com um mutirão é a cereja do bolo, justamente para poder fazer essa parte social da SOBED, não só a parte científica, mas a  parte social que é a mais importante do evento. De extrema importância, o governo do estado está sendo parceiro na implementação desse serviço de endoscopia, com equipamentos de alta tecnologia, trazendo para o interior, disponibilizando para população mais carente”, explicou. 

Segundo Galvão, que também é presidente da Sobed-BA, o CHDI tende a crescer cada vez mais, pois já está sendo estudada a possibilidade do centro se firmar como um hospital escola na área. 

“Então nós estamos adquirindo um domínio em um procedimento endoscópico extremamente complexo. Existe a possibilidade de virarmos centro formador de endoscopista, isso eleva o patamar do serviço à excelência e é isso que a gente quer oferecer em Feira de Santana a todos os pacientes SUS que precisarem”, relatou.

Leia também:

Centro de Hemorragia Digestiva do HGCA realiza exames gratuitos de alta complexidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade