Saúde

Grupo de médicos participa de curso em Feira de Santana com atendimento gratuito a pacientes

O curso foi promovido pela Escola Baiana de Ecocardiograma, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.

14/05/2022 às 17h42, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Laiane Cruz

Um grupo de médicos cardiologistas e ultrassonografistas de diversas cidades do Brasil participam até este domingo (15), em Feira de Santana, de um curso teórico e prático de ultrassom de carótidas e vertebrais.

O curso foi promovido pela Escola Baiana de Ecocardiograma, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. A parte teórica do curso aconteceu na noite de sexta-feira (13), em um hotel de Feira de Santana. Já a parte prática foi iniciada neste sábado (14) e segue até amanhã (15), com o atendimento gratuito a alguns pacientes que foram pré-selecionados pelo Centro de Atendimento Cardiovascular, situado ao lado da clínica Incárdio.

A médica cardiologista Vitória Ximenes, que é de Terezina, capital do Piauí, explicou em entrevista ao Acorda Cidade a importância de tipo de exame para a população.

“As carótidas são artérias responsáveis por levar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Elas que nutrem nosso cérebro de sangue rico em oxigênio e nutrientes. Então a gente faz esse exame para observar se existe alguma alteração anatômica. Se existem placas, dissecção, procedimento prévio, e de acordo com o que a gente encontra, a gente toma as condutas”, informou a médica.

Conforme Vitória Ximenes, quando o médico pesquisa a obstrução das carótidas, tem que levar em conta o grau de obstrução, caso ela exista, se ela é grave e onde está.

“De acordo com essas respostas a gente vai determinar se o melhor tratamento é medicamentoso, se é cirúrgico e a gente vai fazendo esse acompanhamento clínico. A gente quando faz este exame pesquisa exatamente por que a presença de placas neste território confere um risco maior de AVC.”

A cardiologista ressaltou que o curso o médico que sabe a importância do exame e como realizar, consegue assistir o seu paciente de uma forma mais adequada. “O médico agrega conhecimento e também no retorno financeiro. Eu noto que ao incorporar o exame de carótidas ao meu currículo tenho tido uma melhor aderência”, pontuou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade