Saúde

Fisioterapia em home care: importante para a reabilitação de pacientes

Este serviço é recomendado quando o paciente tem alterações funcionais que impedem que ele vá até uma clínica de reabilitação.

08/09/2023 às 15h19, Por Jaqueline Ferreira

Compartilhe essa notícia

Foto: DCStudio/Freepik

No Dia Mundial da Fisioterapia, 8 de setembro, é celebrada a importância dessa profissão vital que auxilia na recuperação de doenças, na promoção de saúde e que ajudam os pacientes na superação, no fortalecimento e na prevenção de lesões no corpo humano.

Para além dos cuidados após um acidente ou algum problema que surge ao longo da vida, a fisioterapia abrange diversos segmentos de atuação profissional, como a fisioterapia respiratória, oncológica, esportiva, aquela especializada em gerontologia, a cardiovascular, a do trabalho, entre muitas outras áreas que fisioterapeutas podem se especializar.

Foto: Freepik

Ao Acorda Cidade, o fisioterapeuta Bruno Leonardo, falou sobre uma modalidade que está crescendo dentro do campo de atuação que é a fisioterapia em home care.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A fisioterapia em home care consiste em atender o paciente no conforto do lar adequando todos os hábitos de vida diária a nova situação que ele se encontra, de acordo com a diminuição das funcionalidades que ele vem a ter”, explicou.

Este serviço, segundo ele, é recomendado quando o paciente tem alterações funcionais que impedem que ele vá até uma clínica de reabilitação ou quando essas funções de alguma forma podem expor o paciente a algum risco.

O fisioterapeuta alerta que para utilizar a fisioterapia exclusiva, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar o tratamento personalizado no conforto do lar. Uma avaliação de segurança deve ser realizada, a atenção psicológica para o paciente e uma análise para a casa, que será um novo local da reabilitação.

Foto: DCStudio/Freepik

“O maior desafio em algumas situações são as residências. Quando o paciente se trata com o internamento domiciliar, tem residências que não são adequadas, há muita escada ou são pouco arejadas. Também precisamos de uma interação da família cem por cento junto com a gente” declarou.

O paciente Geraldo Guerra, de 82 anos, está em tratamento com o fisioterapeuta há mais de três anos. época. O empresário feirense passou 40 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) perdendo a mobilidade total do corpo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Comecei diminuindo a quantidade de urina e indo mais vezes ao banheiro. E de repente me faltou força nas pernas. Já não não ficava em pé, me levaram para o hospital e foi logo passando para UTI e por aí eu passei 40 dias internado, inconsciente e lá eu passei por vários processos como hemodiálise e intubação. Então foi uma situação muito difícil. Foi quando os meus filhos procuraram um fisioterapeuta e encontraram Vinícius da Reabserv e ele começou o trabalho aqui comigo e veio também Bruno com a sua equipe de fisioterapeuta bem equipados, bem preparados e o resultado eu posso dizer que tem sido ótimo”, declarou.

No retorno do hospital, Geraldo chegou tetraplégico em casa e sem muitas esperanças de que voltaria a andar. Apesar disso, ele conta como foi sua experiência com a fisioterapia home care e o quanto a fé lhe ajudou na superação das lesões.

“Eu me adaptei logo. Eu pedi a Deus paciência, fui entendendo e enfrentei. Eu tive uma visão assim que eu iria me recuperar com três anos e dois meses. E justamente está fechando os três anos e dois meses. Eu tenho muita fé em Deus”, pontuou.

Atualmente, ele já anda, inclusive desce as escadas, ação que ele pensou que não poderia mais realizar. Foi através das fisioterapias que ele conseguiu recuperar sua locomoção.

“A gente queria usar os quartos que ficam no primeiro andar. Só que eu não acreditava. Os fisioterapeutas falaram que eu iria usar as escadas ainda. Aí quando eu comecei a descer a escada aí eu comecei a acreditar que tudo era possível”, contou Geraldo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Bruno contou como foi o início do processo de reabilitação de Geraldo e como está sendo a recuperação do paciente.

“O Seu Geraldo a gente acompanha ele há três anos. Chegou bem debilitado. Hoje ele é uma nova pessoa. Ele mesmo diz isso. Quando a gente pergunta a porcentagem de melhora dele, de zero como ele chegou, hoje ele está em noventa por cento. É um paciente ótimo, só tem a melhorar e daqui a pouco terá alta”, parabenizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns pela matéria, que deve ajudar a muitos que têm dúvidas quanto ao tratamento em casa.
    E ao Sr. Geraldo vida longa ! Fui cliente nos anos 1980 das confecções Guerra na praça Bernardino Bahia.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade