Saúde

Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais.

29/01/2023 às 13h34, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

vacina
Foto: Secom/PMFS

Feira de Santana possui mais de 200 mil pessoas com doses em atraso contra a Covid-19 e indicadores menores do que a média estadual nas nove vacinas referentes ao calendário infantil. São elas: BCG, Tríplice Viral, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningocócica, Pentavalente, Febre Amarela, Poliomielite e Hepatite A.

Dados da vigilância epidemiológica da Bahia apontam que a diferença entre a média estadual e o município chegam a quase 20 pontos percentuais. A maior diferença é a Tríplice Viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. Outro grande risco é a baixíssima cobertura contra a poliomielite, que foi erradicada do Brasil há 33 anos e pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal inadequada. A doença não é tratável, mas é totalmente evitável por vacinação. Aumentar a cobertura de vacinação é essencial para manter Feira de Santana, a Bahia e o Brasil livres da pólio.

Diante deste cenário, Feira de Santana se apresenta como uma cidade com risco aumentado para diversas doenças.

A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, alerta que quando há uma diminuição das coberturas vacinais, aumenta o número de pessoas vulneráveis ao adoecimento.

“E o risco é muito maior de ter o reaparecimento de doenças que são muito bem controladas e eliminadas com a vacinação”, afirma.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como que vai ter boa cobertura, se quando o cidadão chega pra tomar a vacina geralmente é mal atendido ou dizem que não tem vacina ou que não está disponível para a faixa etária da pessoa. A pior doença de FSA é essa gestão e esses servidores que fazem pouco caso da função

  2. Não existe essa lei. Caso sim, diga o número dela.
    Cite 1 estudo científico que apresente mais malefícios do que benefícios de qualquer vacina.
    O carnaval não tem nada a ver nessa discussão.
    Não quer tomar vacina? Compre uma caverna e vá morar lá. Lá, vc pode criar seu próprio STF e, tendo uma mesa, nem vai precisar de vaso sanitário.
    Certo membro da tradicional família cristã?

  3. A saúde em Feira de Santana é caso de polícia. O Ministerio Público deveria investigar tudo, não só os desvios dos secretários da Saúde e do Governo (que aliás já voltou nomeado em cargo publico como se nada tivesse ocorrido).

  4. Claro que Feira de Santana têm o pior índice vacinal da Bahia. Vamos ao postos de saúde para atualizar o cartão de vacinas,ou não têm a vacina ou não têm material.Ex falta seringa ,falta algodão,falta caixa de perfuro cortantes.Como vamos alcançar a meta ?Responda quem poder?

  5. Vai aplicar essa bomba na mãe de vcs políticos, ficam querendo obrigar o povo a tomar esse lixo , mais vcs próprios criaram uma lei para vcs não serem obrigados a tomar essa droga !! Vcs são vermes imundos, quem quiser tomar q tome, agora vim obrigar o povo aí vão se ferrar ; no Carnaval ninguém é obrigado a nada não precisa de máscara e nada , o povo é muito imbecil mesmo se submetendo a esses cachorros da política

    1. Olha aí um bolsonarista corroborando o que foi disso sobre a ligação entre o Bolsonarismo e a baixa cobertura vacinal. O cara é tão obtuso que acha que cobertura vacinal se refere apenas a Covid-19.

  6. A pandemia mostrou uma ligação direta entre baixa cobertura vacinal e o apoio ao Bolsonaro. A prefeitura de Feira de Santana não seria diferente.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade