Saúde

Feira de Santana tem 4 casos suspeitos de varíola dos macacos

Análises são enviadas para laboratório da Fiocruz, no Rio, e levam em média 15 dias para ficarem prontas.

08/08/2022 às 20h30, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

secretaria municipal de saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Feira de Santana possui quatro casos suspeitos de varíola dos macacos e nenhum caso confirmado até o momento. As amostras aguardam os resultados da investigação, que é feita através do laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Carlita Correia, ressaltou que a média de tempo para que o laboratório entregue os resultados é em torno de 15 dias, porém há possibilidade de que as análises chegam entregues em tempo menor que este.

“Não temos casos confirmados no momento, porque precisamos aguardar o resultado do laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e por enquanto continuamos a chamar esses casos de suspeitos até que chegue qualquer resultado que possa identificar de que realmente se trata da doença ou alguma outra comorbidade”, informou Correia.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo ela, o perfil dos pacientes é de jovens, tanto homem quanto mulher, porém não deu mais detalhes acerca das idades. Todos foram orientados a permanecer em isolamento, enquanto os resultados não chegam.

“Como o tempo de transmissão é de duas a quatro semanas, eles são orientados a ficar em isolamento, porque esse é o período em que podem transmitir, caso seja positivado. Eles precisam cumprir esse isolamento para que não transmitam para outras pessoas, sendo positivos ou não. A pessoa deve ficar isolada em um espaço que ela também não transmita para a família dela”, explicou.

A coordenadora da Viep destacou, no entanto, que não há motivo para pânico quanto à doença.

“Na verdade, a gente tem outras doenças muito mais graves, assim como viemos de um período pandêmico que se mostrou muito letal. A gente se preocupa mesmo com a transmissibilidade e com os cuidados para que a gente não torne essa doença uma gravidade, então a gente consegue controlar isso e dar um acompanhamento, um suporte”, encerrou.

Sintomas

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor nas costas e astenia intensa.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Caso alguém apresente esses sintomas, deve buscar atendimento nas unidades de saúde e realizar o teste.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), a Bahia totaliza dezenove casos da doença: 13 em Salvador, sendo um destes diagnosticado em uma criança de 2 anos, dois em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 98 suspeitos.

Transmissão

A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o contato próximo com pessoas infectadas ou materiais contaminados deve ser evitado. Luvas e outras roupas e equipamentos de proteção individual devem ser usados ​​ao cuidar dos doentes, seja em uma unidade de saúde ou em casa.

Ainda segundo o órgão de saúde, a transmissão de humano para humano está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos.

Com informações do repórter Ney Silva e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. POPULAÇÃO FIQUE EM ALERTA, E VAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA ATRAVES DA INTERNET, O GESTOR DA NOSSA CIDADE TEM QUE AUMENTAR A FROTA DE ONIBUS QUE ESTÃO SUPER LOTADOS, MESMO COM A MASCARA É INSUFICIENTE SE PROTEGER, VAMOS A LUTA.

  2. Notícia bem elaborada! Como ela citou, é importante se preocupar com a transmissibilidade pois não é qualquer doença né. É importante a gente se cuidar e se protegermos e proteger os outros, para não se tornar uma doença igual o covid-19. Os sintomas são muitos, e é importante prestar atenção neles, para não se confundir! O que é mais chocante é essas erupções que aparecem na pele, uma coisa horrenda.

    1. Secretarias de saúdes inoperantes, descuidadas e despreparadas! Por acaso, as pessoas da comunidade são médicas ou enfermeiras? Quem vai manter seu parente isolado? Atos irresponsáveis!!!

  3. É bom acender o pisca alerta em relação este novo vírus que está circulando em nosso Estado começar a aletar a população Feirense sobre os perigos eminentes de transmissão e já esclarecer a conduta adequada para evitar a contaminação

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade