Feira de Santana

Feira de Santana continua com apenas um caso registrado da nova varíola

No Brasil, ainda não existe vacinação para a doença.

23/08/2022 às 08h51, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

secretaria municipal de saúde
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Até a data de ontem, 22 de agosto, Feira de Santana permaneceu somente com um caso positivo da nova varíola, conhecida como varíola dos macacos.

A chefe de Divisão de Controle Epidemiológico, Carlita Correia Luz dos Santos, informou que a vigilância em torno da doença é feita constantemente.

“A gente mantém toda vigilância, recebemos outros pacientes para serem notificados e analisados de forma clínica e laboratorial. Alguns já foram descartados e outros aguardam o resultado chegar do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O paciente que teve o caso clínico confirmado para a varíola dos macacos, já recebeu alta e não apresentou complicações.

“Não teve nenhum tipo de complicação, não sofreu nenhum tipo de internamento, é um paciente que permanece estável. Os sintomas costumam desaparecer naturalmente e foi o que aconteceu com este paciente, foram desaparecendo os sintomas de forma natural”, informou Carlita Correia ao Acorda Cidade.

Segundo a chefe de Divisão, o rastreamento de contato também foi realizado.

“A gente fez rastreamento de contato de todas as pessoas com quem ele esteve durante esse tempo, que ele não estava ainda em isolamento, já que o paciente não sabia que se tratava de varíola dos macacos, e a gente conseguiu ter um resultado de tranquilidade, no qual essas pessoas que tiveram contato com ele, não foram contaminadas com a doença”, explicou.

Os principais sintomas deste paciente foram lesões na pele, febre alta, cefaleia intensa, erupções na pele, inflamações nos gânglios e dores no corpo.

Casos suspeitos

A Chefe de Divisão de Controle Epidemiológico destacou também que Feira de Santana segue com um caso suspeito que está aguardando o resultado.

“Ao fim do dia a gente estar sempre lançando o boletim, porque a todo momento chega um caso, se aparece alguém com um sintoma semelhante a gente continua investigando. Então, a qualquer momento estamos incluindo no sistema casos suspeitos, casos que estão aguardando pelo resultado. E também recebendo o resultado dos casos que foram descartados”, dissse.

Nova varíola em Feira de Santana

“Em relação a quantidade de casos positivos em Feira de Santana, a gente está com tranquilidade de saber que tivemos até o momento só um caso positivo, em comparação com outras cidades que tiveram mais, mas não é uma tranquilidade para relaxar os cuidados”, enfatizou Carlita.

Além disso, a chefe de Divisão ressaltou a importância de manter a população informada sobre a doença.

“E para que permaneçamos com esses cuidados a população precisa estar sendo informada dos sintomas, formas de transmissão e a Secretaria Mundial de Saúde tem investido nesses materiais junto à Secom para que a população permaneça informada de como se prevenir e saber quem procurar caso apresente algum desses sintomas”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade