Feira de Santana

Estoque crítico: Hemoba de Feira de Santana pede doações de sangue

Para doar sangue, existem alguns critérios, porém o voluntário passará por uma triagem, para verificar as condições de saúde.

20/12/2022 às 09h57, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

hemoba, doação de sangue
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, unidade de Feira de Santana, está com os estoques de bolsas de sangue em estado crítico, para alguns tipos sanguíneos.

De acordo com a assistente social da unidade em Feira, Lara Murici, o Hemoba necessita da colaboração da população feirense para recompor o estoque, sobretudo por conta das festas de final de ano, quando há aumento da demanda.

Assistente Social do Hemoba Lara Murici_ Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“Temos alguns tipos sanguíneos em estado crítico, então a gente está precisando muito da colaboração da população feirense para melhorar essa situação. A gente trabalha com estoque mínimo, o estoque adequado e o seguro. Esse estoque é de acordo com a Hemorrede, em Salvador, então basicamente para a gente ter um estoque seguro na unidade seriam em média 180 bolsas, e atualmente estamos com esse estoque bastante reduzido”, informou a assistente social.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Lara Murici também enfatizou a importância de se tornar um doador de sangue.

“Doar sangue é muito importante porque a gente salva vidas, é um ato de solidariedade, altruísmo, que para a gente demanda um pouco de tempo, mas para quem recebe é muito importante”, destacou.

Para se tornar um doador de sangue basta se dirigir ao Hemoba, localizado no cruzamento da Avenida Presidente Dutra com a Maria Quitéria, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Para ser um doador é muito fácil, basta vir à unidade. O nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Estamos com um estrutura excelente para receber o doador com toda a segurança, por conta das questões que estamos vendo da Covid, em um ambiente muito estratégico de localização no centro da cidade”, destacou a assistente social.

Conforme Lara Murici, para doar sangue, existem alguns critérios, porém o voluntário passará por uma triagem, para verificar as condições de saúde.

“Para poder ser doador existem alguns critérios, que têm que ser levados em consideração, como peso mínimo, que precisa ser a partir de 50 kg, a pessoa tem que vir bem alimentada, evitar comidas gordurosas, se a pessoa fez algum exame como colonoscopia e endoscopia, geralmente leva uns 6 meses para vir doar. Existem uma série de critérios, mas o doador, quando vier, vai passar por uma triagem com o médico clínico ou enfermeira para saber se a pessoa está apta ou não para doar”, esclareceu.

Hemoba de Feira de Santana_ Foto Paulo José/ Acorda Cidade
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Também conforme Lara Murici, é preciso que a população tenha consciência da importância da doação, pois demanda por bolsas parte do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Clériston e o Hospital da Criança, em Feira de Santana.

“Então há uma demanda muito grande, por conta da nossa cidade ser também um entroncamento rodoviário. E final de ano tem muita gente de férias, que viaja, e naturalmente neste período diminuem as doações e há o aumento da demanda, porque existem as viagens e acontecem alguns acidentes neste período de final de ano”, pontuou.

O agendamento da doação pode ser feito através do e-mail [email protected] e também através do contato telefônico, que é o (75) 3614-1556. O Hemoba também funciona com demanda espontânea, porém atendimentos agendados têm prioridade.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não sei se é demagogia ou algo do tipo, mas o Hemoba faz comercial todo dia, inclusive nos jornais, mas na prática a realidade não é essa. Eu e alguns colegas fizemos doação de sangue, até hoje eu não sei se o sangue foi utilizado, mesmo fazendo cadastro como doador, nunca ninguém nos ligou pra informar se podemos nos tornar doadores fixos, enfim. Vejo muita propaganda e pouca efetividade no trabalho desses profissionais.

  2. Pessoal vamos abraçar esta causa que é nobre pois muitas pessoas estão precisando da nossas doações de sangue é sua oportunidade de provar o seu amor ao próximo

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade