Feira de Santana

Enfermeiros de unidades básicas cruzam os braços em protesto contra atraso de salários

Segundo Dart Class, o objetivo do grupo, é tentar o diálogo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto.

21/06/2022 às 10h39, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Alguns enfermeiros que trabalham em Unidades Básicas de Saúde de Feira de Santana, se concentraram em frente a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira (21), para protestarem contra o atraso do pagamento dos salários.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Dart Class Cerqueira, que é representante sindical da categoria, informou que o pagamento deve ser feito até o quinto dia útil do mês, mas até o momento, nada foi pago.

“Hoje eu fui convocada pelos trabalhadores da enfermagem que trabalham nas unidades de atenção básica, e o que eles relatam, são as demandas principais, como o atraso dos salários, hoje dia 21, e esses trabalhadores não receberam os seus salários, sendo que o salário venceu no quinto dia útil, e além dessa demanda, não tem reajuste salarial. Existe diferenciação de auxílio alimentação de diferentes empresas, trabalhadores da mesma função sendo pagos de forma diferenciada, então essas são as principais pautas, além das condições de trabalho”, contou.

De acordo com a representante, a informação dada, é que a prefeitura ainda não tinha feito o repasse para a empresa.

“A empresa nos relata que não houve o repasse por parte da prefeitura. Então a gente não sabe de quem realmente é a culpa, se é da empresa ou a prefeitura que ainda não repassou, mas acredito que a maior responsabilidade, tem que ser da empresa que contratou todos estes trabalhadores e precisa garantir o salário de todo mundo. Até então, o município de Feira tem três empresas relacionadas à área da saúde, mas a reinvindicação do pessoal aqui, é com a empresa Imaps. Algumas pessoas estão relatando também que muitos profissionais estão sendo demitidos a cada seis meses, não possuem férias garantidas e estamos lutando com esta terceirização, porque infelizmente estas empresas não querem garantir os direitos trabalhistas”, explicou.

Segundo Dart Class, o objetivo do grupo, é tentar o diálogo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto.

“Estamos aqui para tentar o diálogo com o secretário, para que ele também possa apoiar esta classe que se dedicou tanto durante a pandemia e que está trabalhando com péssimas condições. Iremos ficar aqui, nem que pelo menos, ele possa receber uma comissão para conversar. A nossa classe é grande, são mais de 300 trabalhadores, estas pessoas precisam do auxílio alimentação, vale transporte que foi retirado, e que pelo menos, ele tenha o bom senso de conversar com a gente”, concluiu.

Foto: Divulgação | Comprovante de pagamento da prefeitura para a empresa terceirizada

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, informou que o pagamento foi feito desde o dia 3 de junho. Confira.

No dia 3 de junho deste ano, o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez o repasse de mais de R$ 4 milhões para o pagamento de colaboradores e funcionários da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Mutuípe (Imaps Saúde), empresa que presta serviços de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas de Feira de Santana.

Ainda de acordo com o secretário Marcelo Britto, se está ocorrendo atraso nos salários dos trabalhadores, é necessário que o Ministério Público possa investigar o que está acontecendo.

“Estamos fazendo isso durante o ano para que não aconteça nenhum atraso no pagamento dessas pessoas. Se isso está acontecendo, cabe uma ação do Ministério Público do Trabalho para que as providências necessárias sejam adotadas. Lamento muito que isso esteja acontecendo com essas pessoas, que trabalham e devem ter assegurado o seu pagamento”, disse.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade