Saúde

Enfermeiros de Feira de Santana aderem a paralisação nacional pelo piso salarial, nesta quarta (21)

As paralisações e manifestações possuem o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e o governo federal para que garantam as fontes de custeio do piso salarial da Enfermagem.

19/09/2022 às 20h13, Por Iasmim Santos

Compartilhe essa notícia

protesto enfermeiros/enfermagem pelo piso salarial
Mobilização em Salvador | Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (21), irá ocorrer uma manifestação e paralisação dos profissionais da enfermagem por 24h, em todo o Brasil por conta da ausência de uma fonte de custeio para o piso de Enfermagem. Em Feira de Santana, a manifestação acontecerá a partir das 8h em frente ao Hospital Geral Clériston Andrade (Hgca).

“Não vamos ter só a manifestação, como também vamos ter 24h de paralisação. Alguns hospitais estão acatando e os enfermeiros estão abraçando essa causa. O local marcado para o encontro será em frente ao Clériston Andrade, entre o Clériston, UPA e o HEC, vamos ficar naquela localização. O local foi escolhido para ficarmos por ser um maior espaço físico, da outra vez ficamos em frente a prefeitura e dessa vez preferimos ficar lá, porque tem três hospitais grandes, onde tem a maior capacidade de enfermeiros daqui de Feira de Santana e vamos ficar nos movimentando por ali, pela UPA e o HEC,” esclareceu Cristiane Gusmão, representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb).

Cristiane Gusmão
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A convocação está sendo feita a todos os profissionais de enfermagem de Feira de Santana, tanto do setor público quanto do privado, por meio das redes sociais e outros meios de comunicação.

“Como nós estamos entrando em paralisação, que é como estado de greve, vamos ter uma escala própria. Quem trabalha na Emergência não podemos tirar nada, é 100%, quem trabalha na parte Ambulatorial é 50% e nas outras partes chega a ser 30%. Então vai ser tudo direitinho tudo organizado com a Coordenação de Enfermagem de cada instituição para que nada fique descoberto, porque nosso serviço é essencial não pode parar. O horário de término da manifestação vai depender de como será a condução, e a quantidade efetiva que estiver lá, mas, provavelmente, será de 8h às 12h,” explicou Cristiane Gusmão.

O motivo da manifestação conforme esclareceu a representante do Saeeb, Cristiane Gusmão, é saber como será feito o custeio do piso salarial dos profissionais de enfermagem.

“Pacheco, Arthur Lira junto ao Executivo eles têm que dizer de onde vai sair esse dinheiro, a fonte pagadora, como acontece com o piso da educação… isso teria que ser dito,” disse.

O ministro Luiz Roberto Barroso do Supremo tribunal Federal (STF), no dia (8) deste mês, aceitou o pedido de suspensão do piso de enfermagem feito pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e concedeu um prazo de 60 dias para que os envolvidos encontrassem soluções para garantir o pagamento.

“O piso salarial de enfermagem não é inconstitucional. Barroso suspendeu durante 60 dias para que avaliasse de onde vai ser o custeio, então nós estamos brigando por isso, para que esse custeio aconteça e que o nosso salário seja pago”, explicou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Relembre:

Senador Pacheco reúne líderes para viabilizar piso da enfermagem

Profissionais de Enfermagem realizam manifestações em prol do piso salarial na Bahia

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade