Saúde Bucal

Diabetes: o que você precisa saber antes de fazer um implante dentário?

A prótese dentária para quem teve perda dos dentes proporciona uma eficiência mastigatória e qualidade de vida, segundo dentista.

01/12/2023 às 17h31, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Implante Dentário
Foto: Freepik

A diabetes causa diversas consequências no organismo, uma delas são os problemas dentários e gengivais que podem acarretar até mesmo a perda de dentes. Para quem sofre com essas consequências, a solução mais eficaz é o implante dentário,  que pode ser realizado mediante acompanhamento médico e indicação profissional de odontologia. “O tratamento proporciona eficiência mastigatória, qualidade de vida, resgate da estética e da autoestima”, afirma a dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, referência em implantes dentários.

A dentista explica que a perda de dentes associada a doença está ligada a diversos fatores. Os diabéticos podem ser mais suscetíveis a ter doenças periodontais, cárie e outros problemas bucais. Além disso, eles também costumam apresentar alterações no paladar que causam um gosto ruim, salgado e até mesmo amargo na boca. “A relação com a perda do dente, somado a dificuldade em cicatrização e a higienização ruim, pode gerar inflamação nos tecidos. O organismo dele não é o mesmo do que de uma pessoa saudável, então a perda do dente acaba sendo mais acelerada”, explica.

A diabetes não inviabiliza a realização de um implante dentário, mas é preciso ter atenção no pré e no pós-cirúrgico, devido a dificuldade de cicatrização que esse grupo apresenta. “Os pacientes que possuem diabetes têm essa dificuldade. Então quando eles passam por alguma lesão, cortes ou quando precisam passar por uma recuperação mais rápida, por conta da dificuldade em cicatrização e coagulação, eles acabam tendo esse prejuízo na parte cirúrgica. Já quando a diabetes está controlada, com acompanhamento médico, é possível realizar o implante sem qualquer prejuízo, mas se ele estiver descompensado, a cicatrização pode ficar prejudicada causando um insucesso no tratamento”, alerta a dentista.

A técnica pode ser feita para pacientes a partir dos 18 anos e é realizada por meio da fixação de um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular. Esse pino age como a raiz do dente e funciona como uma base de apoio para as próteses. Por serem rosqueadas e permanecerem firmes, as próteses sobre implantes são mais seguras do que as próteses removíveis, por exemplo.

Outra opção para esses pacientes é o tratamento de carga imediata, ideal para a recuperação do sorriso de forma rápida e segura. Ele foi criado para devolver os dentes perdidos no menor tempo, com colocação em até 72h e devolver a mastigação completa ao paciente. O que no tratamento convencional poderia levar vários meses:

“A carga imediata é quando instalamos os implantes e no momento da fixação do parafuso, ele tem um travamento mínimo e necessário para que esse implante possa receber os dentes de forma imediata. São 72h ou menos devido ao tempo de confecção, questão laboratorial, mas em alguns casos a colocação da prótese é imediatamente após a cirurgia. O que possibilita a execução dessa técnica em relação à convencional é o planejamento prévio e a qualidade óssea do paciente para reabilitar proteticamente esses implantes”, explica a dentista da Oral Sin.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade