Feira de Santana

Dia Mundial do Diabetes: CADH promove atendimento especial em Feira de Santana

De acordo com a coordenadora do Centro, as pessoas não estão prevalecendo os cuidados com a saúde.

14/11/2023 às 16h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

CADH
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) de Feira de Santana promoveu, na manhã desta terça-feira (14), uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Diabetes.

Com serviços gratuitos, a população teve a oportunidade de ser avaliada com psicólogo, assistente social, nutricionista, atendimento com massoterapeuta, corte de cabelo, entre outras atividades.

A dona de casa Ana Maria Santana dos Santos, 64 anos, foi uma das beneficiadas com o serviço. Ao Acorda Cidade, ela contou que não é diabética, mas aproveitou para realizar alguns exames.

CADH
Ana Maria | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu não sou diabética, mas vim aqui buscar serviços e graças a Deus, fui bem atendida. Fiz o teste de glicemia e deu tudo normal, cortei meu cabelo, fiz maquiagem, gostei de todos os serviços”, contou.

Andrea Silva é coordenadora do CADH. Segundo ela, um dos principais objetivos da ação realizada nesta terça-feira, foi rastrear na população, pessoas que possuem risco de desenvolver o diabetes.

CADH
Andrea Silva | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje nós estamos tendo muitos atendimentos. Médico endocrinologista, cardiologista, avaliação odontológica, tivemos avaliação do fundo do olho com o pessoal da Clihon, massoterapeuta, corte de cabelo, avaliação do capilar. Tivemos também atendimento com nutricionista, assistente social, psicólogo e equipe de enfermagem fazendo a realização do rastreamento para ver se a pessoa tem um risco leve, médio ou alto de desenvolver o diabetes”, explicou.

CADH
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com Andrea, a população não está mantendo um cuidado com a própria saúde.

“Infelizmente a gente tem um aumento considerável de pessoas doentes pelo diabetes, e o que a gente observa, é que infelizmente está havendo um descuido da sua saúde, as pessoas estão desenvolvendo o diabetes mais precocemente e isso tem agravado. Se a pessoa se tratar bem, tiver um controle adequado, viverá sempre bem. Essa é a dificuldade, porque muitas vezes as pessoas, além de não saber, sabem e não valorizam”, contou.

Ao Acorda Cidade, a médica endocrinologista, Suzete Matos, informou que a doença é crônica, levando muitas complicações.

CADH
Suzete Matos | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma doença crônica que se caracteriza por glicemia elevada. Glicemia elevada significa açúcar no sangue, e isso a gente vai ver. É uma doença muito frequente, atinge muitas pessoas. É uma doença que leva a complicações crônicas, severas, e que requer tratamento. Então, a importância da gente ver hoje um evento desse, muita gente chegando aqui sem saber que tem a doença com glicemia alta, glicemia 260, 300. A gente precisa chamar a atenção que é uma doença que pode ser prevenida diante das complicações que ela pode chegar”, explicou.

CADH
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo a médica, o índica normal da glicemia em jejum é entre 70 e 99. Já a glicemia entre 100 e 126, é caracterizado como pré-diabético, já acima deste valor, o paciente já é considerado como diabético.

“Muitos pacientes pré-diabéticos podem permanecer muito tempo. Pode até não vim a evoluir para o diabetes, mas a maioria geralmente vai evoluir. A gente tem o diabetes 1 e o diabetes 2. A doença é silenciosa no diabetes tipo 2, já no tipo 1, não, porque se apresenta de uma forma muito aguda, o paciente começa a estar urinando muito, bebendo muita água, então, aparece dessa forma, muito brusca. Já o 2 não, é a forma silenciosa, o paciente passa muito tempo e perde a oportunidade de fazer a prevenção e de não ter complicação”, concluiu.

CADH
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal, neste sábado, em Feira

Feira de Santana

49 pacientes de várias regiões da Bahia foram atendidos em mutirão de transplante renal em Feira de Santana

Todos os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, ultrassons diversos, eletrocardiograma, raio X, ecocardiograma e passaram pela consulta com a...

27/04/2024 às 20h30

Vacina contra HPV

Saúde

Ministério da Saúde inclui novo grupo para vacina do HPV e incorpora medicamento para pacientes com HIV

Portadores de papilomatose respiratória recorrente (PRR) foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação do HPV desde a última segunda-feira...

27/04/2024 às 08h58

Secretaria de saúde de Feira de Santana ft ed santos acorda cidade

Saúde

Medicamentos anti-inflamatórios não devem ser utilizados em casos de suspeita de dengue

Ao notar um quadro febril, o ideal é que o paciente passe por avaliação médica.

26/04/2024 às 10h48

Vacina

Saúde

Meningite pode ser prevenida com vacinação, destaca coordenadora da Vigilância Epidemiológica

A aplicação das doses contra meningite é feita mediante o comparecimento a unidade de saúde e apresentação de documentos.

26/04/2024 às 10h41

memória

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais, como estresse e alimentação inadequada....

26/04/2024 às 08h04

Ozempic

Saúde

Paciente que usa Ozempic deve ter cuidados especiais caso precise de uma anestesia; saiba quais são

A semaglutida, presente também no Wegovy, retarda o esvaziamento gástrico   e pode aumentar o risco de aspiração pulmonar;

26/04/2024 às 07h50

image

Rádio acorda cidade