Feira de Santana

Dia Mundial de Prevenção do Afogamento: professor destaca importância da natação para evitar acidentes

Além de evitar possíveis afogamentos, a prática esportiva também tem como um grande gancho, o fortalecimento das articulações e dos músculos.

25/07/2023 às 08h46, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Professor de Natação
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Dia Mundial de Prevenção do Afogamento é celebrado nesta terça-feira, dia 25 julho. A data foi decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, para lembrar que a prevenção é a melhor solução para os casos de afogamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos responderam por mais de 2,5 milhões de mortes na última década, em todo o mundo. Desse total, 90% das mortes ocorreram em países de baixa e média renda.

No mundo, as principais vítimas são crianças de 1 a 4 anos, seguidas por crianças de 5 a 9 anos. Já no Brasil, em média, 16 brasileiros morrem afogados diariamente, ou seja, um a cada 90 minutos.

O Acorda Cidade conversou com o professor de natação e também atleta, Rodrigo Araújo, que destacou a importância da prática da natação.

Professor de Natação
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A natação é essencial para todo e qualquer ser humano poder evitar os afogamentos, é uma modalidade esportiva diferente de outras no quesito terrestre, porque ela trabalha a parte educacional para o combate ao afogamento. A natação em si, somente ela, não evita um afogamento, mas já gera técnicas apuradas de atos natatórias para que este indivíduo possa saber como sair de um momento inseguro no meio aquático, seja em águas fechadas como piscinas ou águas abertas como um rio ou mar. Com isso, esse indivíduo sabe até onde ele pode ir, então ele não vai se arriscar dentro desses espaços que eu acabei de citar”, informou.

É possível aprender a nadar na fase adulta?

De acordo com o professor, não existe uma determinação de idade, pois nunca é tarde para aprender.

“Nunca é tarde para aprender a nadar, quanto mais cedo melhor, por conta da assimilação do processo de coordenação motora, até da própria técnica de nado, mas em qualquer idade, qualquer pessoa pode vim a aprender a nadar. Algumas vão aprender com facilidade e outras vão demorar um pouco mais devido até a própria idade adulta, eu tenho um exemplo de uma aluna que começou com 65 anos a nadar com a gente, hoje já tem 81 e participa de competições aí pela Bahia pelo Brasil afora”, contou.

Importância da natação

Além de evitar possíveis afogamentos, a prática esportiva também tem como um grande gancho, o fortalecimento das articulações e dos músculos.

“A natação é uma modalidade esportiva como qualquer outra, mas o diferencial que ela tem, é ser praticada em ambiente aquático por diminuir a questão do impacto preservando articulações e colunas, melhora a capacidade respiratória, porque no momento do ato de respirar, o indivíduo vai ter que vencer a pressão da água, então essa questão do fortalecimento a mais do sistema respiratório e circulatório também vai vir à tona por conta desse dessa pressão da água e o indivíduo faz todos os músculos se movimentarem durante o ato de nadar, é a única modalidade esportiva que movimenta todos os músculos ao mesmo tempo durante o ato de execução”, explicou.

Natação para bebês

Conforme dados da Sobrasa, as crianças são as principais vítimas de afogamento. Diante disso, o professor recomenda que as crianças já sejam inseridas neste ambiente para obterem conhecimento.

“Nós temos aí como a segunda principal causa de mortes entre crianças de 0 e 4 anos, o afogamento, então o que sugerimos é que se possa colocar as crianças a partir dos seis meses para terem a prática da natação. Essa estimulação seria justamente para adaptá-los no meio líquido e não só desenvolver a parte da coordenação motora, mas também trazer benefícios, ao exemplo do sono, a criança saber flutuar, se deslocar, tudo isso leva tempo, então para o bebê seria mais um processo pedagógico”, afirmou.

Professor de Natação
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Precauções

O professor Rodrigo Araújo aproveitou para destacar os principais cuidados que as pessoas devem ter ao entrar em águas abertas ou fechadas.

“Áreas naturais significa águas abertas como o mar, rios, lagos e represas, então as pessoas precisam tomar bastante cuidado quando adentrar nesses espaços, porque primeiramente, você não sabe se aquele rio vai ter uma correnteza, geralmente a correnteza de rio é submersa, se aquela represa tem uma profundidade muito grande, se o mar estiver muito agitado e tiver uma corrente de retorno muito forte. Então é ter bastante cuidado ao adentrar estes locais e em casos de pessoas que venham passar por uma situação de perigo, não adentrar na água para querer salvar aquela pessoa, procurar socorro, procurar algum material que possa ser jogado para que esta essa pessoa para ser puxada para fora. Por mais que você saiba nadar, pode chegar um momento que você não esteja bem acondicionado e cansar no meio do trajeto gerando esse risco de afogamento. Quando ingerir o almoço, o seu alimento, um café da manhã, nunca entrar logo na água para poder se banhar, porque o movimento da água pode gerar uma congestão, pode gerar náuseas, pode gerar vômitos, isso pode provocar também um processo de afogamento. Todo cuidado deve ser pouco e as pessoas precisam se atentar que esse Dia Mundial de Combate ao Afogamento é um alerta para que a gente possa o ano todo, independente da estação do ano, ficar atento não só ao local onde você vai adentrar, mas principalmente com as crianças que são mais acometidas de afogamento”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muitas pessoas não têm condições financeiras de colocar filhos em academias, inclusive de natação.
    Mas, muitas pessoas que têm condições não têm a mínima noção da importância e negligenciam o esporte para os filhos.
    No caso da natação, é um excelente esporte, para a saúde, para a segurança. Afogamento é praticamente impossível em crianças que praticam natação desde a idade mínima permitida para a prática.

    1. Infelizmente, a natação é uma modalidade distante para maioria das crianças brasileiras, faz bem em todos sentidos, tanto o físico como prevenção de acidentes…tantos espaços pertencente ao poder público inutilizados e o que tem a estrutura abandonado , como é o caso do Oyama, quantas crianças poderia ser beneficiadas com investimento de políticas públicas voltadas de fato para a população, principalmente a mais carente!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade