Saúde Alimentar

Dia Mundial da Banana: saiba quais são os benefícios da fruta que pode ser consumida em qualquer horário do dia

Embora todos os tipos apresentem coloração amarela na casca, nem todas as bananas devem ser consumidas de uma única forma.

22/09/2023 às 06h54, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Alicja/Pixabay

Nesta sexta-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Banana, uma fruta amplamente apreciada no Brasil, disponível em vários tipos como nanica, prata, da terra e ouro. Ela é versátil e pode ser consumida in natura, usada em culinária para fazer bolos, vitaminas e até mesmo aplicada como ingrediente em produtos cosméticos.

A fruta ainda contém diversos benefícios para a saúde, como a redução da pressão arterial, auxílio da digestão, evita cãibras musculares e é rica em fibras, vitaminas C, B1, B2 e B6.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com a nutricionista Lorena Moraes (@nutrilorenamoraes), que deu mais dicas sobre os benefícios da fruta.

Nutricionista
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A banana além de ser um alimento super versátil, é barata e tradicionalmente é consumida aqui no Brasil. Além disso, ela traz muitos benefícios à saúde, dentre eles, ela é rica em carboidratos, então traz uma boa fonte de energia, principalmente para atletas, para desempenhos esportivos, é uma ótima fonte de potássio que reduz as cãibras, então para uma atleta é uma outra vantagem, além de outros itens como cálcio e magnésio que ajudam também na contração muscular e na ação do músculo cardíaco. A banana é rica em fibras, então ela pode ajudar a melhorar o trânsito intestinal, ajuda também a amenizar a ansiedade para quem está em busca de emagrecimento, ela é rica em vitamina B e C que é importante para desempenhar várias reações químicas que regulam o nosso metabolismo”, disse.

Embora todos os tipos apresentem coloração amarela na casca, nem todas as bananas devem ser consumidas de uma única forma.

“A gente tem aí a banana da terra, que é a banana que tem um sabor mais amargo, inclusive a gente não recomenda que se coma crua, é importante passar pelo processo de cocção para poder facilitar a digestão dela, a banana nanica que é uma banana que recebe este nome por conta do tamanho da bananeira, a banana maçã ela é mais doce de todas e pode ser utilizada na sobremesa do brasileiro, e temos também a banana da prata que é mais consumida, a mais palatável que a gente costuma utilizar em receitas de bolos e vitaminas”, explicou.

Ao Acorda Cidade, a nutricionista destacou que mesmo contendo açúcar natural da própria fruta, a banana pode ser utilizada para emagrecimento, desde que seja colocada de forma equilibrada na dieta.

“Não existe um alimento isoladamente que engorde ou que emagreça, a banana ela pode ser utilizada dentro de um contexto de uma dieta balanceada, de uma dieta calculada em uma forma de emagrecimento. Se ela estiver bem encaixada ali, então ela pode ajudar neste processo porque ela é rica em fibras e quanto mais fibras, maior a ansiedade. Ela também pode ajudar na questão da modulação intestinal, melhorando também o trânsito intestinal, melhorando o trânsito de evacuações, melhora o processo de emagrecimento”, afirmou.

Existe uma determinação de quantas bananas podem ser consumidas durante o dia?

De acordo com a nutricionista, essa determinação varia muito.

“Isso varia muito de pessoa para pessoa, por exemplo, um indivíduo que é diabético, ele vai ter restrição e por isso a gente não recomenda um consumo exagerado ou que ele possa consumir esta banana associação à alguns nutrientes que possam reduzir o índice glicêmico, então não se tem uma recomendação exata, mas a gente salienta que o recomendado para ter uma vida saudável, é que três porções de frutas sejam consumidas durante o dia, e uma destas porções, pode ser a banana”, declarou.

Existe horário ideal para consumir banana?

Ao Acorda Cidade, Lorena Moraes explicou que não, porém existem alguns benefícios destinados aos atletas, se consumirem logo pela manhã.

“Vai depender muito da estratégia utilizada pela pessoa, por exemplo os atletas, é uma ótima opção utilizar antes do treino, pois tem uma rápida absorção do açúcar e que gera uma energia de forma rápida. Tem a questão do potássio que melhora a contração muscular, melhora o desempenho esportivo, mas de forma geral, também pode ser utilizada ao longo do dia, inclusive é utilizada muito por mulheres que passam por um processo de TPM, pois a banana é rica em triptofano, que é um percurso da serotonina e que é o hormônio do bem-estar. Estão esta serotonina vai provocar uma sensação de melhora do humor”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade