Feira de Santana

Dia Mundial da Amamentação: HEC faz campanha para reabastecer estoque de leite materno

Como forma de aumentar o estoque do Banco, a equipe também realiza coleta na casa das mães doadoras que possuem leite excedente.

01/08/2023 às 10h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Banco de Leite do HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Nesta terça-feira, 1º de agosto, é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, uma data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação, em evento realizado na cidade de Nova Iorque no ano de 1991.

No Brasil, o Ministério da Saúde promove campanhas desde 1999 com temas voltados para o aleitamento e distribuição de materiais informativos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que até os primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno.

Para conscientizar sobre a importância do aleitamento, neste mês é realizada a campanha Agosto Dourado. O Acorda Cidade esteve no Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e constatou que o estoque está baixo ultimamente.

De acordo com Talita Ramos Desidério, enfermeira da unidade, o recomendado é que o Bando tenha pelo menos 100 litros de leite disponíveis.

Banco de Leite do HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Um dos pilares do Banco de Leite Humano é promover, proteger, apoiar a amamentação. Nós vivemos de doações na parte de assistência aos recém-nascidos, prematuros, e esta doação deve ser constante, mas atualmente o nosso estoque está abaixo do esperado. Temos apenas 28 litros e 200ml. Diariamente a gente precisa de pelo menos 3 litros, para estar assistindo a todos estes bebês que estão internados na UTI, então nós deveríamos ter aqui pelo menos um estoque de 100 até 150 litros, para não ficarmos tão preocupados”, disse.

Para aumentar o estoque do Banco, a equipe também realiza coleta na casa das mães doadoras que possuem leite excedente.

“Nós estamos fazendo uma mobilização, e aquelas mães que possuem uma produção de leite materno, que estão em casa amamentando o seu bebê, aquelas que possuem leite em excesso, que possam entrar em contato com a gente também para realizar esta doação. Nós vamos até a casa desta pessoa, nós temos o serviço do rota, onde um carro específico com uma técnica de enfermagem vai na residência, leva todos os materiais, orienta esta mãe como deve fazer o processo da coleta e o armazenamento com o kit, e depois fazendo a retirada desse leite”, informou a enfermeira ao Acorda Cidade.

Banco de Leite do HEC
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Ainda segundo a enfermeira Talita Ramos, muitas mães ainda não estão em fase de produção do leite materno, pois o bebê nasceu de forma prematura.

“Muitas mães que estão aqui no HEC, têm pouca produção de leite, são aquelas mães que tiveram os bebês antes do tempo, o corpo ainda não estava preparado para produzir, e infelizmente estes bebês nascem abaixo do peso ideal, na sua maioria de forma prematura. Eles precisam desse leite para sobreviverem, então por isso que a gente sempre reforça que aquelas mães que ainda não possuem o leite, precisam da doação de outras mães. Nós estamos programando um mês inteiro com ações voltadas para o incentivo ao aleitamento materno, tanto interno, quanto externo, para que as pessoas possam entender a importância da amamentação”, concluiu.

As pessoas interessadas em fazer a doação do leite materno poderão entrar em contato pelo (75) 3602-0630 ou via WhatsApp (75) 99164-0217.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade