Saúde

Dia da Vacina BCG: imunizante deve ser aplicado logo após o nascimento

Carlita Correia, destaca a importância da vacinação e pede aos pais ou responsáveis que compareçam às unidades de saúde.

01/07/2024 às 12h04, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Vacina BCG
Foto: Victória Seixas / Secom

O Dia da Vacina BCG é celebrado nesta segunda-feira (1). A dose é aplicada logo após o nascimento e previne contra a tuberculose. Em Feira de Santana, o imunizante é disponibilizado pela Prefeitura no Hospital da Mulher e nas Equipes de Atenção Primária – antigas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – de acordo com o cronograma (confira no final da matéria).

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, destaca a importância da vacinação e pede aos pais ou responsáveis que compareçam às unidades de saúde para garantir a proteção dos bebês.

“Uma criança que acabou de vir ao mundo está vulnerável às doenças. Uma enfermidade que é simples a um adulto e provoca apenas alguns sintomas leves, em recém-nascidos pode ser fatal. Além de ser obrigatória, a vacina é de graça, é segura e previne a criança sofrer com fases graves da tuberculose”, enfatizou.

A BCG deve ser aplicada, de forma preferencial, 12h após o nascimento até os 30 dias de vida. Para ser imunizado, os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar certidão ou declaração de nascimento emitida pelo hospital, cartão SUS e caderneta de vacina da criança.

Confira o cronograma da BCG:

Segunda-feira: Cassa, CSU, Dispensário Santana

Terça-feira: Caseb I e II, Irmã Dulce, Jardim Cruzeiro, Serraria Brasil

Quarta-feira: Baraúnas, Cassa, Subaé, Mangabeira

Quinta-feira: Caseb I e II, Irmã Dulce, Jardim Cruzeiro, Mangabeira, Serraria Brasil

Sexta-feira: CSU e Dispensário Santana

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade