Saúde Bucal

Descubra os 7 maiores erros ao escovar os dentes e pare de cometer

A escovação correta previne cáries, mau hálito e doenças gengivais, segunda dentista. Confira os erros mais comuns.

26/06/2024 às 10h54, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Escovação dentes
Foto: Freepik

Muitas pessoas cometem alguns erros comuns ao escovar os dentes, entre eles, excesso de creme dental, usam muita força na escova ou não usam fio dental, por exemplo. É preciso que essas falhas sejam evitadas para manter a saúde bucal em dia.

📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp

O cirurgião dentista e fundador da OdontoCompany, Paulo Zahr, pontuou os sete erros mais comuns:

Colocar muito creme dental
Muitas pessoas colocam muito creme dental na escova e o excesso pode ser prejudicial, pois pode desgastar o esmalte dos dentes.

Não usar fio dental
O fio dental é tão importante quanto escovar os dentes. Isso porque, ele ajuda a remover a placa bacteriana e os restos de comida dos espaços entre os dentes, onde a escova não consegue alcançar.

Usar enxaguante bucal de qualquer jeito
O enxaguante bucal não é um substituto para a escovação e o fio dental. Ele deve ser usado apenas como um complemento à limpeza bucal. Dessa maneira, o produto deve ser utilizado após a escovação dos dentes com a escova e também após utilizar o fio dental.

Colocar muita força na escova
Não há necessidade de colocar muita força na escova de dentes. Escovar com muita força pode desgastar o esmalte com o passar do tempo e causar sensibilidade.

Escovar os dentes exageradamente
Os excessos não são saudáveis e escovar os dentes várias vezes por dia também. Isso porque, o excesso de escovação pode ressecar a boca e causar sensibilidade.

Esquecer de escovar a língua
A língua também pode acumular placa bacteriana e restos de comida, o que pode causar mau hálito. Certifique-se de escovar a língua após a escovação, pois ela é tão importante quanto os dentes, utilizar o fio dental e os cuidados com a gengiva. Trata-se de mais um hábito que vai ajudar a melhorar a sua saúde bucal.

Ter pressa na escovação
É importante escovar os dentes por pelo menos cinco minutos e três vezes ao dia. Se você estiver com pressa, é provável que não escove os dentes corretamente. Isso porque, não vai dar tempo de passar a escova em todos os locais necessários (nos dentes da frente, do fundo, na parte de trás etc).

“Evitar erros ao escovar os dentes é fundamental porque a escovação inadequada pode levar a uma série de problemas de saúde bucal. Essa é uma das principais práticas de higiene oral e, quando feita de maneira correta, ajuda a prevenir uma variedade de complicações, como cáries, combate a gengivite (inflamação na gengiva), melhora o hálito, evita o desgaste dentário e preserva o esmalte dental”, explica Zahr.

Também vale ressaltar que é importante recorrer ao dentista para esclarecer dúvidas sobre a escovação, pois permite que você obtenha informações precisas e personalizadas sobre como cuidar da sua saúde bucal adequadamente. Esse profissional pode fornecer dados confiáveis e baseados em evidências sobre as melhores práticas de escovação, considerando sua condição bucal específica.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade