Saúde

Com salários atrasados, trabalhadores da saúde fazem vaquinha para ajudar colegas mais necessitados

Muitos funcionários estão sem condições de ir para o trabalho, por falta de auxílio transporte.

25/04/2023 às 08h58, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Posto de Saúde_ Foto Paulo José
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Sem previsão de quando vão receber o salário referente ao mês de março, os trabalhadores da área da saúde contratados pela empresa Imaps, para prestar serviços à prefeitura de Feira de Santana, estão cobertos de insatisfação e fazendo vaquinha para ajudar uns aos outros.

São diversas as reclamações e áudios que chegam ao Acorda Cidade, diariamente, de profissionais da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, entre outros, relatando as dificuldades que estão enfrentando por conta dos constantes atrasos dos pagamentos, como também o que medo que têm em denunciar devido às retaliações por parte da empresa.

Sem se identificar, uma técnica de enfermagem que trabalha em uma unidade de saúde do município, relatou que muitos colegas estão sem condições de ir para o trabalho, por falta de auxílio transporte.

“Estamos sem receber, desde o 5º dia útil do mês de abril. As faturas do cartão, contas a pagar, estão todas atrasadas. Nós temos colegas que não têm condição de vir trabalhar porque não têm dinheiro, auxílio transporte, está todo mundo sem receber nenhum tipo de verba. A gente tem que ajudar uns aos outros, porque aqui nós temos mães solo e não têm condições de sustentar a casa com filho pequeno”, relatou a trabalhadora.

Ela confirmou que os colegas fazem vaquinha entre si para ajudar os mais necessitados.

“A gente se junta para ajudar os colegas. Estamos pedindo que o que é nosso de direito seja pago, não queremos nada além disso. Trabalhamos com pessoas doentes, os problemas da sociedade, da melhor forma possível, e só queremos nosso salário.”

A profissional de saúde disse ainda que a empresa Imaps, quando questionada, apenas diz que está aguardando o repasse da prefeitura.

“A Imaps só diz que está aguardando a verba, sem previsão. Segundo a empresa não tem previsão para pagar o salário de março. Está muito difícil, estamos passando por um aperto, trabalhando sem receber. A gente só pede para receber o que é nosso de direito”, lamentou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que efetuou o repasse para a empresa responsável pelo pagamento dos funcionários e solicitou que a mesma dê celeridade ao trâmite.

Com informações do repórter Paulo José Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É capaz da população eleger o traste do Zé Ronaldo novamente. Aos feirenses de memória curta façam o favor de lembrar que Colbert está lá porque é cria de Zé Ronaldo. Aí vocês chegam nas urnas e fazem a mesma m*rda novamente.

  2. Que falta faz aquele antigo Ministério Público, que fiscalizava e agia em casos como esse de administração pública relapsa e incompetente! Sem o MP não há pra quem apelar, é continuar denunciando e tentar outro nome na próxima eleição.

  3. Escutando e lendo o tempo todo que os politicos atuais são incompetentes, péssimos gestores, e mais adjetivos por aí. Não podemos esquecer que Feira já vem há anos e anos com os mesmos atores eleitos pela maioria, com os mesmos problemas, o mesmo abandono e, o que mudou? Trazer velhos políticos, tanto faz da direita ou esquerda, vezeiros no poder, NÃO vai resolver. Devemos investir em novos nomes, novas caras, sem os famosos “apoios interesseiros”, e mudar a cara de todo o sistema, tirando do ar TODOS os “velhos conhecidos”, inclusive dos cargos, funções e terceirizados sem concursos. REFORMA TOTAL.

  4. O pobre que votou, culpado é o pobre. O pobre deveria se valorizar. Na próxima eleição os pobres dorme até na fila. Conheço pobre e velho que n é obrigatório votar e vota dizendo que votar pra ser cidadão. Eu sou pobre nunca votei , pago pelos outros. Eu vou ficar memorizando número de politico pra votar. Sou pobre mais tenho cérebro que Deus me deu. Os pais devem conscientizar seu filhos adolescentes n votar. Isso que eu faço, eu pago as contas cara por causa dos políticos. Eles que fazem do pobre escravos, ainda falam de trabalho escravo. Todo pobre é escravo devido aos politicos, e ainda sai cedo dia de eleição pra votar. Eu tenho ódio é o dos pobres e n dos politicos. Eles só ganham se acharem votos. E quem vota pra eles. A maioria é os pobres que vivem de promessas. Achando que rico gosta do pobre. Eu tenho cérebro pra raciocinar. Pago alto preço por causa dos outros.N acho nada de politico.

  5. Prá quê se preocupar? A preocupação agora é com a próxima micareta, segundo notícia anterior, que já começam a “articular” agora em maio. Saúde, educação, segurança, mobilidade, ruas alagadas e esburacadas, Postos, Policlínicas, hospitais, deficientes e até água cortada, atrasos pagamentos etc etc FICAM PRA DEPOIS.

  6. Agora isso, os posto já não presta eu foi hoje pra uma consulta que marquei a mais de dois meses a medica está lá mais não vai atender ninguém uma palhaçada isso

  7. ESSA TURMA QUE ESTÁ COM SALÁRIO ATRASADO NÃO PULOU MICARETA NÃO, NÉ?? OLHA A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO, O PREFEITO GASTA 6 MILHÕES NUMA FESTA E DEVE DINHEIRO PARA OS TERCEIRIZADOS. QUE ABSURDO. DAVA PARA PAGAR TODO MUNDO E SER DECENTE CANCELANDO A FESTA. SERIA O JUSTO.

  8. O DISPENSARIO SANTANA ESTA HA MAIS DE 1 MES SEM CLÍNICO EU TINHA UMA CONSULTA PARA O DIA 10 AS 15.00 HORAS. OM O CLÍNICO LA E FOI DESMARCADA E DISSERAM QUE NAO HA PREVISÃO , HOJE PERGUNTEI A AGENTE DO BAIRRO E ELA DISSE QUE ESTAO EM GREVE E NAO HA PREVISÃO DE ATENDIMENTO ,. ALEM DISSO O TELEFONE DO DISPENSARIO SANTANA SO VIVE DIZENDO QUE QUE NAO EXISTE , ENQUANTO ISSO O PREFEITO GASTA MILHÕES NA MICARETA

  9. Lendo as notícias vejo quanta hipocrisia por parte do prefeito e o governador, o gestor elogiando a boa atuação do governo no micareta. Me faça uma garapa!
    Gastaram tanto em propaganda e cachês, e agora procuram em quem jogar culpa pela decadência que está a cidade de Feira de Santana. E já estão falando no próximo micareta, que vai ser melhor. Será que o prefeito tem coração? Quantos pai e mãe de família passando necessidade e ele se preocupando em fazer propaganda, cara diga de passagem, da boa atuação de A e B.
    Vai nas Policlinas ver quantas pessoas estão esperando regulação. Se preocupa com as unidades sem médicos por falta de pagamento. Ufa fale!!!!

  10. Situação lamentável e vexatória. Não imaginada para cidades menores, quanto mais para a segunda cidade da Bahia. Em um contrato – que deve ser o instrumento que rege as relações entre a Prefeitura e a empresa terceirizada – existem cláusulas. Se a PMFS já repassou os recursos, que acompanhe o pagamento da folha de salários por parte da contratada. Quem não pode ficar sem receber são os funcionários, que já, inclusive, prestaram os serviços.

  11. Enquanto o “” prefeito “” anuncia arrastão em 2024 com outras atrações.

    Hoje 25/04 fui em vários postos de saúde para vacinar minha neta , e todos estavam sem funcionar por falta de pagamento aos funcionários.
    Cadê o ministério público e a Polícia federal.
    Essas cooperativas são verdadeiras máfias, e com certeza deve ter políticos por traz.

  12. Grande vergonha, Prefeitura fazendo micareta e o povo quê trabalhou não recebeu passando necessidades, prefeito Colbert tenho um imenso arrependimento em vota em um homem que não respeita o trabalhador, péssimo prefeito, e péssimo ser humano.

    1. Isso pq o pessimo gestor é da área de saúde ( médico) Se foi repassado a verba para empresa a obrigação dele como gestor é cobrar esta empresa, entanto não estar preocupado com os profissionais da saúde.

  13. Conheço 2 médicos que pediram demissão da USF Jardim Cruzeiro pq começaram os trabalhos e não receberam nem um centavo há 2 meses de trabalho. 2 excelentes profissionais e com especialização.

  14. Mas o importante pra muitos é que teve 5 dias de micareta, pra eles não tem importância se não tiver medicamentos, atendimentos médicos e emergenciais depois da festa.
    Façam uma pesquisa e verão que muitos ainda preferem outra micareta ao invés de melhorias no atendimento da saúde municipal e estadual.

  15. Ehhh colbert. Que papelão para uma pessoa que alguns burros votaram para ele se entitular como seu representante. E bem pregado para vcs que em campanha política apoiaram este anim. . . Indo atrás do kanario. Eu lembro de tudo

  16. Conversa , a secretária e o prefeito são iguais , ficam jogando a responsabilidade da má gestão para as empresas , se elas não estão cumprindo então com suas obrigações, porque não foram desvinculadas ? E outra os médicos estão sem receber os salários de fevereiro e março, a enfermeiras de março e os auxiliares também , sem falar outras unidades de saúde com salários atrasados há mais de três meses , esse desgoverno é só mentiras e falácias …não sei que a Câmara de vereadores não afastou esse prefeito incompetente.

  17. Lamentavelmente essa situação dos trabalhadores da saúde está ocorrendo com frequência. Criaram uma desproteção ao trabalhador. O primeiro passo foi extinguir os concursos públicos, depois os sindicatos, ai veio essas empresas terceirizados e os contratos sem ser por CLT, cooperativas ou “pejotização “da pessoa como se ela fosse uma empresa e não um ser humano. A culpa dos funcionários públicos foi não valorizar aqueles que trabalhavam corretos e não coibir os que enrolavam. O poder público se aproveitou para questionar a eficiência dos trabalhadores e retirar seus direitos. A reboque baniu as greves porque se um trabalhador fica insatisfeito é demitido já que não tem nenhuma proteção. De quebra há uma fila de gente querendo a vaga dele. Voltamos ao século XVIII…

  18. A micareta é uma boa festa, mas Colbert queria fingir que Fsa está tudo bem. Só de marketing ele gastou milhões. Próximo eleição José Ronaldo e Colbert vai pedir votos novamente

  19. DINHEIRO PRA O MICARETA TEM MAIS PARA OS PAIS E MA~ES DE FAMILHA NÃO ISSO É UMA VERGONHA BELL MARQUES 450.000,00 MIL UM ABSURDO DURVAL LELES 250,000,00 KANARIO 80,000,00 MIL E TANTOS OUTROS AI EU DIGO QUE PAIS É ESSE SAUDE EDUCAÇÃO SEGURANÇA PUBLICA SANEAMENTO BASICO ILUMNAÇÃO PUBLICA E TANTAS OUTRAS COISAS DEIXARÃO DE EXISTIR MICARETA FOI PRIORIDADE DEUS TENHA MISERICORDIA DA NOSSA FEIRA DE SANTANA E DO NOSSO BRASIL

  20. Acabou a micareta! A fatia do bolo é só comemoração, se antes da micareta o povo sofria, coisa é agora dps da micareta disse:

    Acabou a micareta! A fatia do bolo é só comemoração!.. se antes da micareta o povo sofria, coisa é agora dps da micareta. O dever de casa não aprendeu na escola.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade