Saúde

Clínica Médica é o 4º programa de residência da Santa Casa de Feira aprovado pelo MEC

Para a aprovação dos programas de residência, a instituição obedeceu um processo de ajustes internos e organização das unidades hospitalares.

10/04/2023 às 23h19, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ascom

A Santa Casa de Feira de Santana obteve a aprovação do quarto programa de residência médica – desta vez em Clínica Médica. O ato autorizativo da Comissão Nacional de Residência Médica, CNRM, foi publicado nesta segunda-feira, 10, no site do Ministério da Educação.

Ano passado a entidade filantrópica recebeu a aprovação para oferecer outros três programas – nas áreas de Cardiologia, Ortopedia e Traumatologia e Administração em Saúde. Com os novos programas, a instituição centenária amplia seu campo de atuação na área de Ensino e Pesquisa.

“Nosso Hospital Dom Pedro de Alcântara, o HDPA, é o mais tradicional de Feira de Santana e sempre recebeu médicos sob a supervisão da experiente equipe profissional da Santa Casa. Vamos dar à sociedade uma significativa contribuição para a formação de novos especialistas que, em breve, atenderão de forma qualificada à nossa comunidade”, observa Rodrigo Matos, provedor da entidade.

Foto: Ascom

O programa de residência em Clínica Médica formará especialistas para o atendimento técnico e hábil, focado na resolutividade de aproximadamente 70% dos problemas de saúde da população.

De acordo com o Dr. Gilson Feitosa Filho, supervisor do programa, a expectativa é de que a Santa Casa de Feira de Santana alcance um patamar diferenciado no Estado, investindo na formação dos especialistas com qualidade e seriedade. “A residência é a forma mais consolidada e consagrada de especialização médica”, defende Feitosa.

Para a aprovação dos programas de residência, a instituição obedeceu a um longo processo de ajustes internos e organização das unidades hospitalares a fim de receber a visita dos avaliadores da Comissão Nacional. O parecer favorável foi encaminhado para a Câmara Técnica da CNRM que, após a avaliação do processo, acatou a decisão dos avaliadores e autorizou as quatro residências médicas propostas pela instituição.

O HDPA é referência na Bahia na assistência médica em Oncologia e Transplante Renal; já o HCardio, também administrado pela Santa Casa de Feira de Santana, é referência em cardiologia e outras especialidades, urgência e emergência.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade