Eleições

Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade triplica número de exames

O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior é referência no serviço de endoscopia terapêutica no interior da Bahia.

18/10/2022 às 18h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Sesab/HGCA

O Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI) do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) realizou na manhã desta terça-feira, 18 de outubro, um café da manhã em comemoração aos mais de 1.600 exames realizados de janeiro a setembro deste ano. A média anual é de 600 exames/mês. O encontro contou com uma benção através do Frei Rafael Silva, da Paróquia Santo Antônio.

De acordo com Rafaela Amorim, enfermeira coordenadora do CHDI, foram realizados 1.638 exames, desses 447 foram de urgência (aproximadamente, 27.5% dos exames realizados). Os números significam quase 80% a mais que em 2021, quando foram realizados 655 exames.

Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade triplica número de exames
Foto: Sesab/HGCA

“O serviço de hemorragia digestiva foi implantado no HGCA em 2014, funcionava dentro do centro cirúrgico e realizada apenas exames de urgência e alguns mais complexos como o CPRE, através da regulação estadual. Com a reestruturação do espaço, que passou a funcionar de forma integrada ao HGCA, porém independente, com mais salas para exames e uma equipe maior, nosso fluxo de exames aumentou consideravelmente”, comemorou Rafaela.

O CHDI é coordenado pelo médico endoscopista terapêutico Victor Galvão. “Implantamos o serviço, em 2014, na gestão do atual diretor-geral, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, que junto com o Governo do Estado, acreditou no projeto. Desde então já realizamos mais de 6.364 exames, o que faz do CHDI uma unidade de referência no interior do estado”, pontuou Dr. Victor.

Ainda segundo o coordenador médico, o CHDI realiza exames do aparelho digestivo importantes e complexos como CPRE, Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Cirurgias de Dissecção Endoscópica de Submucosa, dentre outros procedimentos intervencionistas, utilizando equipamentos de excelência e o que existe de melhor nesta área.

“Somos referência no serviço de endoscopia terapêutica no interior da Bahia, o que faz com que a assistência ao paciente de Feira de Santana e região seja eficaz e desta forma não tem necessidade de se deslocar para a capital”, destacou.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade