Maioria dos casos foi registrada em São Paulo.
07/07/2022 07h09, Por Acorda Cidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil – O Brasil tem 106 casos confirmados de varíola dos macacos (Monkeypox), segundo levantamento do Ministério da Saúde. A maioria (75) foi registrada em São Paulo. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 20 casos.
Em Minas Gerais, foram três casos da doença. No Ceará, no Paraná e no Rio de Grande do Sul foram dois registros em cada estado. Há também confirmação de infecção pelo vírus no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte, com um caso cada.
O órgão destacou que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. Isso é feito por meio da Sala de Situação e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional).
O vírus
A varíola causada pelo vírus hMPXV (Human Monkeypox Virus, na sigla em inglês) causa uma doença mais branda do que a varíola smallpox, que foi erradicada na década de 1980.
Trata-se de uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.
Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.
Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Feira de Santana tem 4 casos suspeitos de varíola dos macacos
Análises são enviadas para laboratório da Fiocruz, no Rio, e levam em média 15 dias para ficarem prontas.
08/08/2022 às 20h30Saúde
Criança diagnosticada com varíola dos macacos já está curada, afirma SMS
Ele teve os primeiros sintomas no dia 21 de julho, com febre, astenia e erupções cutâneas.
08/08/2022 às 17h18Saúde
Prefeito confirma primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança de Salvador
Atualmente, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no sábado (6), 19 casos de varíola dos macacos foram identificados no estado.
08/08/2022 às 13h13Vamos cuidar da Saúde
Cerca de 20% da população com 20 anos possui uma disfunção causada pelo colesterol, alerta endocrinologista
De acordo com a especialista, toda alimentação saudável já deve ser iniciada desde o período da infância da criança.
08/08/2022 às 10h59Saúde
Ação Global aproxima população dos serviços de saúde no Tomba
Crianças aprenderam de forma lúdica sobre cuidados com a saúde bucal.
08/08/2022 às 09h15Boletim Estadual
Bahia registra 174 casos de Covid-19 e 1 óbito
2.882 casos encontram-se ativos.
07/08/2022 às 19h30PUBLICIDADE
PUBLICIDADE