Feira de Santana

Bebê diagnosticado com rara obstrução nasal aguarda há 1 mês regulação para fazer cirurgia

O pequeno Enzo Gabriel nasceu no Hospital da Mulher em Feira de Santana.

04/05/2023 às 17h36, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Hospital da Mulher
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A família do pequeno Enzo Gabriel está no aguardo há cerca de 1 mês para ele ser regulado do Hospital da Mulher em Feira de Santana, para o Hospital Martagão Gesteira em Salvador.

Ele foi diagnosticado com estenose congênita, uma rara causa de obstrução nasal que pode ocorrer em bebês.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a avó da criança, Tâmara Tereza Carvalho contou sobre as dificuldades que estão encontrando. A família é do município de Água Fria.

Recém-nascido
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Meu neto nasceu com suspeita de estenose congênita e já estamos aqui há praticamente dois meses. Estou fazendo um apelo que possam acelerar essa regulação que está demorando demais. Por minha filha ser menor de idade, eu fico preocupada com o psicológico dela. As informações que nós temos aqui, é que este procedimento só é feito no Martagão Gesteira em Salvador, porque aqui em Feira não tem essa especialidade, não tem o material, então precisamos ir diretamente para o Martagão e quando chegar lá, ainda precisa fazer uma análise se vai fazer a cirurgia ou não. Isso causa um sofrimento para toda família, porque eu sofro daqui, minha filha sofre de lá, meu neto nesta espera e sem esta regulação, a gente não tem como sair daqui”, relatou.

Ao Acorda Cidade, a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilbert Lucas explicou que se trata de uma cirurgia específica e a unidade também vem tentando acelerar o processo de transferência.

Recém-nascido
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“É uma cirurgia específica da parte de otorrino, a gente vem tentando a regulação, mas é importante salientar que a família veio de fora, são do município de Água Fria, não é daqui de Feira de Santana, já veio em trabalho de parto para o Hospital da Mulher, veio sem regulação e foi identificado isso no parto. Já estão aqui há praticamente dois meses e há 30 dias na regulação. É um bebê que já era para estar em um local de unidade pediátrica e não de berçário de médio risco como está”, afirmou.

Nota de Esclarecimento – Hospital Martagão Gesteira

O Hospital Martagão Gesteira informa que o procedimento não está no escopo de contrato e não é realizado pela instituição. Mesmo assim, ao tomar conhecimento da demanda, o Hospital estuda uma forma para tentar ajudar a solucionar caso.

Referência em pediatria no Norte e Nordeste, o Martagão realiza atendimentos de média e alta complexidade. Para prestar assistência humanizada, garantindo boas práticas e a segurança na atenção às crianças e adolescentes, o Martagão, que atende pacientes de todo o estado, conta com 28 especialidades pediátricas e uma equipe multidisciplinar capacitada.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isto, aqui na Bahia, os politicos e jurídicos, estão preocupados com as “festas” do São João. Criam até “comissões” no Ministério Público para “fiscalizarem” os gastos das prefeituras. Brasil, continua uma “colônia”… política.

  2. Estive em vista a está unidade hospitalar à alguns dias atrás, funcionários de portaria extremamente mal humorados e ríspidos. Todavia, equipe médica e enfermagem bem atenciosos e solícitos. Em relação a esse caso acima aguardamos solução.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade