Paciente mora em Salvador e está internado.
15/06/2022 17h25, Por Acorda Cidade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Os centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Salvador e o da Bahia acompanham o primeiro caso suspeito da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola do macaco).
O indivíduo residente em Salvador foi internado com a tríade de sintomas da doença: febre alta de início súbito, adenomegalia e erupção cutânea. Ele encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada, em Salvador.
A amostra foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Feira de Santana
Cresce o número de casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti
Secretaria de Saúde reforça as ações de combate ao mosquito em Feira.
06/07/2022 às 09h53Feira de Santana
Prefeitura orienta profissionais com sintomas gripais a se afastarem do trabalho
05/07/2022 às 18h26Covid-19
Após alta da covid-19, prefeito avalia retomar obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados
Prefeito vai se reunir com a equipe da Secretaria de Saúde para definir se haverá ou não um novo decreto nos próximos dias.
05/07/2022 às 12h28Boletim
Testagem nas escolas registra 1,17% de positividade para Covid-19
04/07/2022 às 15h37Saúde
Junho contabiliza mais de mil casos de Covid-19 em Feira de Santana
Vale destacar que as testagens estão sendo intensificadas pela Prefeitura a fim de rastrear e evitar a proliferação do vírus no município.
04/07/2022 às 15h35Saúde
Bebê com problemas neurológicos precisa de nova regulação e pai cita desespero: ‘Tem que ser para ontem’
Jonatha Pereira compartilhou que a cada dia que passa aumenta nele a sensação de desespero por ver o filho tão pequeno nesta situação, desacordado e com a saúde comprometida.
04/07/2022 às 14h38PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Uma má notícia para todos este vírus tem um poder devastador em vidas humanas vamos pedir a Deus misericórdia pois só tem o poder de nos livrar