Bahia
Bahia registra o segundo caso da variante Arcturus da Covid-19 no país; idosa de Camaçari morreu
A paciente teve o início de sintomas no último dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14, vindo a óbito no dia 15.
04/05/2023 às 17h50, Por Acorda Cidade

A Bahia registrou o primeiro caso da variante XBB.1.16 da Covid- 19, conhecida como Arcturus. Trata-se do primeiro caso desta linhagem detectada no Estado da Bahia. Até o momento, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem a informação de que se trata de uma paciente do sexo feminino, de 70 anos, residente do município de Camaçari. A paciente teve o início de sintomas no último dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14, vindo a óbito no dia 15.
De acordo com informações colhidas durante a investigação do caso, os dados colhidos no prontuário hospitalar apontam que a paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19.
O primeiro caso da Ômicron XBB. 1.16 da Covid 19 foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido por aumento de hospitalizações e óbitos. A XBB.1.16 produz sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.
Diante da confirmação do caso, a Vigilância Epidemiológica da Sesab desenvolve ações semelhantes àquelas já adotadas para as demais variantes: monitoramento dos casos com o sequenciamento das amostras coletadas.
Na Índia em especial, tem sido observada em pacientes com a variante uma frequência elevada de casos de conjuntivite, observados principalmente em crianças. Ainda não existem dados numéricos oficiais que respaldem essa observação, e tal achado parece ter sido ainda relatado em outros países. Também vale notar que, embora não muito frequente, a conjuntivite, mesmo como manifestação isolada ou predominante da Covid-19, já foi observada desde o início da pandemia.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram
Mais Notícias

Brasil
Regulamentação de cigarro eletrônico é discutida pela Anvisa nesta sexta-feira (1º)
O debate será transmitido por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube. Interessados podem enviar manifestações orais.
01/12/2023 às 08h58

Saúde
Casos de sífilis e de HIV/aids aumentam entre homens jovens
A campanha Dezembro Vermelho, iniciativa de conscientização para a importância da prevenção contra as ISTs.
01/12/2023 às 08h36

Brasil
Nova lista de doenças do trabalho inclui covid-19, burnout e câncer
Alterações dão respaldo a auditores fiscais do trabalho.
29/11/2023 às 20h52

Novembro Roxo
Fórum em Feira de Santana discute ações de prevenção ao parto prematuro
O público alvo da ação foram as equipes multiprofissionais hospitalar e os trabalhadores da atenção primária.
29/11/2023 às 20h40

Saúde
Secretária de saúde diz que Santa Casa suspendeu cirurgias de câncer cabeça e pescoço sem comunicar a prefeitura
Cristiane Campos informou que a secretaria recebeu o documento, porém o mesmo não é claro sobre qual o tipo de...
29/11/2023 às 18h37

Feira de Santana
Santa Casa diz que tem condições para atender cirurgias de cabeça e pescoço, mas é preciso financiamento público
Ontem (28), o vídeo de um dentista viralizou em Feira, onde ele denuncia a suspensão das cirurgias de cabeça e...
29/11/2023 às 15h52
A varilula dos macaco não colou sera essa vai colar agora.
Por quê quando interna acelera a morte por Covid gente? Não vi ninguém morrer de Covid na cama ou no sofá de Casa.
Começou o reflexo do Carnaval e micareta
Qualquer doença ou “variante” que apareça neste período não é preocupante. A preocupação das “otoridades” e de grande parte do povo é com os festejos juninos e os feriadões. É disso que o povo gosta, e é isso que o povo quer. Lembram do início da covid em pleno “carnaval”?