Saúde

Atividade física ajuda a combater a Síndrome de Burnout

Uma vida mais saudável traz uma regularidade importante e um cuidado com o bem-estar.

05/09/2022 às 10h38, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A modernidade e a urgência que a acompanha fazem com que as pessoas convivam com uma rotina muito pesada de compromissos. Trabalho, casa, lazer, filhos, estar conectado quase que 24 horas por dia têm tornado o estresse um fator comum na vida dos brasileiros. Por conta disso, novas doenças começam a surgir e a afetar cada dia mais a vida das pessoas. E nesse rol, destaca-se a Síndrome de Burnout – também conhecida como síndrome da exaustão ou crise de esgotamento profissional.

A síndrome pode se manifestar quando a dedicação ao trabalho toma muitas horas consecutivas do dia, e sempre sob condições psicologicamente desgastantes. Os sintomas mais frequentes são baixa autoestima, mudanças bruscas de humor e cansaço permanente. Quando a doença se manifesta é um sinal de que o corpo e a mente não estão funcionando em plena harmonia. Por isso, é necessário colocá-los em equilíbrio.

Um estilo de vida mais saudável traz uma regularidade importante e um cuidado com o próprio bem-estar, algo muitas vezes esquecido por quem é afetado pela doença. Ou seja, se mexer, para sair da inércia e vencer o Burnout.

“A pessoa precisa fazer o que for mais agradável. Quanto mais prazer a pessoa sentir realizando aquela atividade, melhor. Então, se ela gosta de dançar, pode fazer aulas de dança ou até mesmo dançar em casa. Também é válido realizar caminhadas. Existem inúmeras opções, e o importante é a pessoa descobrir a atividade física que lhe agrada, pois assim ela estará menos propensa a desistir ou deixar de fazer”, explica Leandro Dias, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

É preciso lembrar também que os transtornos psicológicos apresentam comprometimentos orgânicos ao cérebro, que podem ser minimizados com os exercícios físicos. A saúde mental só tem a ganhar quando se associa a atividade física a outros desafios cognitivos.

“São grandes as chances de a pessoa voltar a sentir bem-estar e perceber a amenização dos sintomas. Durante a atividade física, o corpo também produz endorfina e serotonina, que são neurotransmissores responsáveis por promover a sensação de prazer e bem-estar”, ressalta o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Por mais que a pessoa não goste ou nunca tenha praticado uma atividade física, é importante que comece o mais cedo possível, sempre respeitando seu corpo, ritmo e limitações, mas pensando no objetivo final, que é a saúde física, mental e emocional.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade