Outubro Rosa

40 mulheres já tiveram diagnóstico suspeito para câncer de mama

A estimativa é que chegue a uma quantidade de 6.500 exames realizados.

23/10/2023 às 06h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Secom

A Campanha Outubro Rosa de Feira de Santana, que teve início no dia 5 e segue até o dia 30 deste mês, já contabilizou mais de 4 mil exames agendados. A informação foi confirmada pela presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas.

Ao Acorda Cidade, ela destacou que em menos de 15 dias, a quantidade de exames superou o mesmo período de 2022.

“Começamos a campanha desde o dia 5 no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem e no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer, focando em duas campanhas para o Outubro Rosa, não só prevenção ao câncer de mama, mas também prevenção ao câncer do colo do útero. Então desde o dia 5 até no dia 18, os dados que a gente já recebeu, foram mais de 4 mil exames agendados entre mamografia, preventivo, ultrassom de mama e ultrassom transvaginal. A procura dessas duas unidades superou os exames agendados em 2022, então a campanha vai se estender até o dia 30, porque em novembro, a gente já começa a Campanha do Novembro Azul, vamos realizar algumas atividades na última semana, por exemplo, na sexta-feira a gente estará com as duas equipes do CMDI e do CMPC lá no Shopping Popular Cidade das Compras pela manhã também fazendo esses atendimentos, então a gente acredita que vai superar aí mais de 6.500 exames”, afirmou.

Gilberte Lucas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Diante da pouca estrutura que as unidades oferecem, não é possível realizar mutirões, segundo Gilberte Lucas, por este motivo, que é necessário realizar o pré-agendamento.

“Existe outras unidades que fazem este atendimento junto à Secretaria de Saúde como prestadoras do SUS, uma das outras unidades é o Ceparh, pelo Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem. Desde o início da campanha, a gente deu um número de WhatsApp para fazer este agendamento que é um pré-agendamento, porque todo equipamento tem a capacidade. A gente não tem uma estrutura e recursos humanos para fazer um mutirão em um dia só, então a gente faz um pré-agendamento para as pessoas não ficarem em filas, em aglomeração e não conseguirem fazer o exame. A gente tem o número do WhatsApp que é o (75) 99904-0658, das 8h até as 12h e das 14h as 17h, este é o número do CMDI para o agendamento da mamografia. Desde o início da campanha já foram agendados quase mil mamografias extras, porque a gente também tem as mamografias que já estão agendadas pela Central de Regulação, a gente estabelece quatro horários durante o dia, porque como a gente pontuou, até o técnico de radiologia tem uma capacidade por lei, para poder fazer a quantidade de exames, então tudo isso a gente estabelece uma programação”, explicou.

Ao Acorda Cidade, Gilberte Lucas informou que dos 2.332 exames já realizados, 40 casos de suspeita de câncer já foram identificados.

“Dentro da campanha, nós estabelecemos aí um prazo de 20, até 30 dias para dar o resultado. Aqueles casos em que a mamografia deu algum tipo de alteração, automaticamente a unidade faz o encaminhamento para um especialista, que é o mastologista, ele irá solicitar exames complementares, como uma ultrassom de mama, biópsia, então somente neste ano, 40 casos foram positivo de câncer de mama que identificamos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer e no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem. Acreditamos que estes dados possam aumentar, quando concluirmos a campanha”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade