Bahia

Santo Estêvão: festejos de São João resgata cultura nordestina, atrai turistas e movimenta a economia local

Segundo a prefeitura, mais de 85 mil pessoas passaram pelo circuito da festa nos quatro dias de evento na Praça Sete de Setembro.

28/06/2022 às 08h07, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Otto Ribeiro / Ascom/ Prefeitura de Santo Estêvão

O São João de Santo Estêvão, cidade margeada pela BR-116 Sul, atraiu movimentação na cidade desde o início do mês de junho. A festa no circuito da Praça Sete de Setembro iniciou nos dias 12 e 13 e teve sequência de 23 a 26 de junho.

A decoração, que já estava pronta muitos dias antes do evento começar, foi uma atração à parte que agradou aos turistas e moradores. Com elementos que remetem aos aspectos culturais do nordeste, com o uso de cores vivas e itens realistas, deixaram o público encantado. O espaço virou palco de visitação todos os dias.

Fotos: Otto Ribeiro/Ascom/PMFS

O São João de Santo Estevão é rota para o turista que gosta de uma festa bem organizada, com muita animação e o povo hospitaleiro. Os festejos começaram bem antes. No dia 4 ocorreu a abertura oficial do evento com o Arraiá da Modesto Gusmão, em rua no centro da cidade. No dia 12 de junho, a cidade viveu um momento de muita alegria com o II Encontro de Quadrilhas Juninas, com grupos de diversos municípios baianos e que proporcionaram um verdadeiro espetáculo de coreografias e musicalidade.

Encontro de Quadrilhas | Foto: Ascom/PMSE

No dia 13 de junho a Praça 7 de Setembro foi palco da Trezena de Santo Antônio e Quermesse, inaugurando oficialmente a vila junina com a decoração para o São João, inspirado na Festa Nordestina e contou com uma vasta programação que iniciou com a oração da trezena de Santo Antônio, com o Sindicato dos Trabalhadores. Durante o evento, que teve início às 17h, as pessoas puderam ver de perto e brincar no pau de sebo, quebra pote, entre outras brincadeiras de resgate a cultura popular. Finalizando com toda alegria da banda Escravos do Forró.

Show de Beth Dias em Santo Estêvão | Foto: Otto Ribeiro/Ascom/PMSE

Além dos festejos no circuito oficial, a cidade contou ainda com dois tradicionais festejos que tiveram o apoio da prefeitura local: o Bloco As Caipirinhas e o cortejo do Bumba meu boi.

Bloco As Caipirinhas | Foto: Otto Ribeiro/Ascom/PMSE

Para os festejos juninos foram contratadas 74 atrações que também se apresentam nos eventos que se estendeu em 26 comunidades rurais, mantendo assim viva a tradição do São João. De 23 a 26 de junho, mais de 20 atrações participaram do evento animando o público presente no circuito da festa na Praça Sete de Setembro. Entre as atrações estiveram Geraldo Azevedo, Pablo, Santanna – O Tocador, Bell Marques e Vitor Fernandes. Segundo a prefeitura, mais de 85 mil pessoas passaram pelo circuito da festa nos quatro dias de evento na Praça Sete de Setembro.

Fotos: Otto Ribeiro/Ascom/PMFS

Segurança

De acordo com dos dados das polícias Militar e Civil o São João de Santo Estêvão foi tranquilo, com apenas duas ocorrências. Isso graças ao sistema de Videomonitoramento existente na cidade, utilizando de câmeras de alta resolução em diversos pontos da cidade, incluindo todo o local dos festejos. A central funciona 24 horas por dia e tem sido uma grande aliada na segurança pública na cidade. Além desse monitoramento constante, a iluminação a LED da praça, bem como sua estrutura montada com fechamento com gradis e seguranças no controle do fluxo de pessoas colaboraram para uma festa ainda mais segura.

Economia

Outro fator positivo fora os efeitos econômicos da festa. Comércios como lojas de roupas, sapatarias, gastronomia, de bebidas, salões de beleza estiveram com forte movimentação nos dias que antecediam os festejos.

Outro ponto de destaque foi a rede hoteleira que contou com ocupação máxima. Além dos hotéis e pousadas, muitas pessoas também decidiram alugar residências temporariamente para curtir os festejos em Santo Estêvão.

Como faz todos os anos, a prefeitura local antecipou metade do décimo terceiro e o salário dos servidores municipais, movimentando e aquecendo ainda mais a economia local. Ao todo foram gerados mais de 1.000 empregos diretos e indiretos. Foram injetados mais de 50 milhões de reais na economia local durante os festejos no mês de junho. Foram distribuídos 4.000 preservativos no circuito da festa.

“Nosso povo deu todo o tom da nossa festa. Vibraram, dançaram, resgataram as tradições. Foi lindo de ver nossa cidade viver tudo isso novamente após o período da pandemia onde ficamos sem poder celebrar a vida. Mas graças a Ciência e ao SUS, com a vacinação, vidas foram salvas e estamos aqui comemorando o dom de estar salvos e vivos”, comemorou o prefeito Rogério Costa que fez questão de participar de todos os momentos dos festejos promovidos na cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resgatar a cultura NORDESTINA com: Barões da piadinha, Xande harmonia, Sidney Magal, José Augusto, Zé Neto e Cristiano, Luiz caldas.
    Definitivamente perderam a noção.

  2. Boa tarde, sou morador do circuito onde ocorreu a festa de são João de Santo Estevão, venho aqui espessar o meu repúdio a organização da festa, pois eu como morador a mais de 40 anos fui impedido de entrar pra minha residencia, onde fecharam as ruas com cones e disserem que eu tinha que ter uma credencial pra pode acessar minha casa de carro, em nenhum momento a prefeitura nos procurou pra informar a existência dessas credenciais,enfim tive que entrar pela contra mão, cometendo uma infração de trânsito, revoltante

  3. Sou filha da terra , porém moro fora há 43 anos , e nunca vi um São João melhor que o de santo Estêvão . Tranquilo, sem empurrões , sem brigas, enfim , uma cidade onde podemos andar de madrugada com celulares e nosso pertences sem medo de ser assaltada . Parabéns ao prefeito Rogério Costa pela linda festa . A decoração estava um sonho . Em breve estarei aí de novo para festa do milho que ocorre agora no mês de julho . Apenas uma dica prefeito , mantém essa decoração da praça até a festa do milho . Rsrsrsrs

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade