Pedrão de Itaparica 2023

Pedrão de Itaparica inicia São Pedro com grandes atrações; veja a programação

Festejos marcam as comemorações pelo bicentenário da Independência da Bahia.

30/06/2023 às 08h23, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Colagem

A segunda edição dos festejos do Pedrão marca o São Pedro na Ilha de Itaparica , na Bahia. A festa começa nesta sexta (30) e segue no sábado (1º) e domingo (2). O evento também marca o início das comemorações pelo bicentenário da Independência da Bahia. A programação do Pedrão 2023 promete atrair milhares de pessoas para a cidade à beira mar para assistir shows dos artistas Bell Marques, Psirico, Filomena Bagaceira, Escandurras, Alex e Camargo e Thiago Brava.

A festa teve sua primeira edição no ano passado como forma de atrair olhares para a ilha no pós-São João, gerando emprego e renda através do turismo. Para além das belezas naturais, como a Fonte da Bica, a praia de Ponta de Areia, a Praia do Forte e o Centro Histórico, visitantes e moradores podem se divertir com os festejos juninos promovidos pela prefeitura.

Na primeira noite do Pedrão, amanhã (30), o público poderá curtir os shows da banda Magia do Prazer, do cantor Cauanzinho, de Marquinhos Sanfoneiro, da Banda Pegando no Tombo e do cantor sertanejo baiano Daniel Vieira. No sábado (1º), as atrações confirmadas são o cantor sertanejo Pedro Libe, o “Rei do Carnaval” Bell Marques, com o seu ritmo contagiante do axé, Psirico, um dos mais conceituados grupos baianos, e Thiago Braga, trazendo seu repertório de sertanejo universitário.

Para fechar a festa com chave de ouro, no dia 2 de julho (domingo), o Pedrão será aberto com apresentações das quadrilhas municipais e segue a todo vapor com os shows do cantor Filipe Escandurras, da dupla de arrocha Alex e Camargo e da banda de forró Filomena Bagaceira. A programação começa sempre às 20h no Forte de São Lourenço, onde uma decoração caprichada e barracas de comidas típicas criam a acolhedora atmosfera junina.

Bicentenário da Independência

O Pedrão de Itaparica 2023 abre a programação comemorativa da cidade pelo bicentenário de independência do Brasil na Bahia, que se estende durante todo o mês de julho com diversos eventos culturais e educativos. Um dos destaques é o Festival de Balonismo, que acontece nesta sexta (30), na Marina de Itaparica, das 16h às 19h. Os participantes terão a oportunidade de viver a experiência de voar de balão e contemplar Itaparica de um ângulo único. As vagas são abertas ao público e limitadas.

Vale lembrar que a população itaparicana fez história no Combate de Itaparica (07/01/1823), em que as forças brasileiras conseguiram expulsar as tropas portuguesas da ilha, consolidando assim o controle brasileiro sobre o território. “É com imensa alegria e gratidão que nos unimos para homenagear a nossa rica trajetória e os valores que nos tornaram uma comunidade forte e resiliente. Neste bicentenário, renovamos nosso compromisso de trabalhar para o desenvolvimento da Ilha de Itaparica”, anunciou o prefeito Zezinho Oliveira.

A programação comemorativa ainda traz para a cidade em julho eventos como oficina infantil de literatura, festival musical nos dias 7 e 8, e a abertura do Forte São Lourenço para visitação pública.

Durante o Pedrão, um stand irá arrecadar alimentos para a campanha Bahia sem Fome, programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia, que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Atrações musicais de Pedrão 2023

Alex e Camargo

A aplaudida dupla Alex & Camargo é formada por José Eudes e Irislan Oliveira Duque. Entre suas músicas mais populares estão “O Ladrão”, “Amor no Carro” e “Como Dói Ter Te Amado”. A dupla tem como amigo e incentivador o cantor Pablo, o “Rei da Sofrência”.

Bell Marques

Conhecido como “Rei do Carnaval”, Bell Marques é um dos artistas mais renomados da música brasileira. Ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, o cantor, agora com 70 anos de idade, marcou várias gerações ao longo das mais de quatro décadas de história. Em carreira solo desde 2014, Bell Marques segue como Patrimônio Imaterial do carnaval baiano e, em 2023, foi o único dos grandes artistas do axé a se apresentar em todos os dias da folia soteropolitana. Com a barba e a bandana na cabeça como marcas registradas, Bell é reconhecido facilmente pelos foliões. No seu vasto repertório, podem ser citados grandes sucessos como “Voa Voa”, “Quero Chiclete”, “100% Você”, “Diga Que Valeu” e “Não Vou Chorar”.

Felipe Escandurras

Ele não é um robô, mas é uma máquina de fazer sucessos. Afinal, quando se trata de composição, Filipe Escandurras é um dos nomes mais lembrados do cenário nacional. Natural de Salvador, teve suas músicas interpretadas por diversos artistas, como Bell Marques, Durval Lelys, Babado Novo, a saudosa Marília Mendonça, Ivete Sangalo, Psirico, Harmonia do Samba e muito mais.

Filomena Bagaceira

Liderada pelos cantores Mammá di Souza e Victoria Chaves, que estão à frente da banda há doze e três anos, respectivamente, a Filomena Bagaceira ou simplesmente Filó, é uma banda de forró genuinamente baiana que possui mais de duas décadas de carreira e ocupa um lugar de destaque dentro do seu segmento no cenário musical nordestino. A Filomena faz uma verdadeira mistura sem perder a essência do forró autêntico, e vai do forró tradicional ao eletrônico. A banda possui um repertório diverso, com sucessos atuais e canções autorais, como “Igual a Você Não Tem”, “Deli Deli”, “Febre de Amor” e muitos outros.

Psirico

Considerado um dos mais conceituados grupos baianos, a trajetória do Psirico é marcada por ascensão constante no cenário musical do país. Com o ícone da percussão brasileira, Márcio Victor, no vocal, o Psirico traz uma identidade própria, com arranjos inteligentes, executados por músicos jovens e talentosos. Além do sucesso “Lepo Lepo”, que rendeu um reconhecimento internacional ao grupo, ainda é possível listar numerosos hits que preencheram o Carnaval da Bahia ao longo dos anos, como “Mulher Brasileira/Toda Boa”, “Popa da Bunda”, “Firme e Forte” e “Tem Xenhenhém”.

Thiago Brava

Nascido em Goiânia, Thiago Brava, nome artístico de Thiago de Morais Ramos, é um cantor e compositor de sertanejo universitário. O cantor começou sua carreira oficialmente em 2012, mas a música que o consolidou no mundo sertanejo – “360, O Arrocha do Poder” – já era bem conhecida no Brasil e em sua cidade natal. Atualmente, é dono de hits como “Predador”, “Eu não sextarei”, e “Dona Maria”, gravado em parceria com Jorge, da dupla Jorge & Mateus.

Horários das atrações:

Dia 30/06

19h Magia do prazer
22h30 Cauanzinho
22h Marquinhos Sanfoneiro
00h Pegando no Tombo
1h30 Daniel Vieira

01/07

20h – Pedro Libe
22h – Bell Marques
00h – Psirico
02h – Thiago Brava

02/07

16h Quadrilhas Municipais
18h – Escandurras
20h – Alex e Camargo
22h – Filomena Bagaceira

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

eventos-camaforro

São João

São João de Camaçari: prefeitura divulga programação para o Camaforró 2024

A grade completa, com demais artistas confirmados, que irão se apresentar no palco principal, por dia, já pode ser conferida....

26/04/2024 às 07h21

Festas juninas

Bahia

Nota técnica conjunta do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações nos festejos juninos

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes do TCE, Marcus Presídio e TCM, Francisco...

16/04/2024 às 23h16

Lançamento do São João de Santo Estevão ft Ney Silva acorda

São João na Bahia

São João de Santo Estevão é lançado; Calcinha Preta, Mastruz com Leite e Flávio José são algumas atrações 

O São João de Santo Estevão, com a Vila Junina, vai ocorrer nos dias 20 a 24 de junho e...

12/04/2024 às 22h38

Xand, maiara e maraisa e safadão

Confira a programação

Programação do São João de Santo Antônio de Jesus 2024 tem Xand Avião, Safadão, Maiara e Maraisa e outras grande atrações

Leo Santana, Calcinha Preta, Flávio José, Dorgival Dantas,Toque Dez, Estakazero, Cavaleiros do Forró também estão entre as atrações.

11/04/2024 às 16h02

João gomes

São João da Bahia

Divulgada programação completa do São João de Cruz das Almas 2024

As atrações confirmadas incluem Wesley Safadão, Mari Fernandez, João Gomes, Solange Almeida, Flávio José e muito mais. Confira:

22/03/2024 às 15h45

Festival de Forró

Riachão do Jacuípe

Dorgival, Falamansa, Adelmario Coelho e Del Feliz são algumas das atrações do II Festival de Forró

Mais de 25 atrações nacionais e regionais, foram divulgadas, durante a Coletiva de Imprensa.

01/03/2024 às 15h12

image

Rádio acorda cidade