Feira de Santana

Sanfona presenteada por Luiz Gonzaga para Baio de "Os Bambas do Nordeste" é furtada em camarim

O grupo pede que quem tiver alguma informação sobre a sanfona possa repassá-la e ajude a encontrá-la. Além disso que a pessoa que pegou possa devolvê-la.

15/06/2023 às 08h12, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação

A sanfona branca da Banda Os Bambas do Nordeste, que foi presenteada a Baio do Acordeon, líder do grupo, por Luiz Gonzaga em 1974, foi furtada na noite de ontem (14) no camarim enquanto a banda se apresentava no Arraiá do Comércio, na Praça Bernadino Bahia, em Feira de Santana.

Carlos Matheus, integrante do grupo, disse ao Acorda Cidade, que o furto aconteceu entre 18h e 20h e que todos ficaram surpresos com a ação. Segundo ele, a banda não toca com a sanfona e ela é usada para exposição no palco, para apresentação em programas de rádio e de televisão.

Antes do show, o grupo se apresentou em um programa de TV e foi direto para o Arraiá do Comércio. Para não deixar o instrumento no carro, os integrantes decidiram então deixar a sanfona no camarim para resguardá-la. Quando terminarem o show, o instrumento já não estava mais no local.

Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade

“Comunicamos aos organizadores da festa para anunciarem durante a festa e fomos fazer o boletim de ocorrência, além de divulgar para a imprensa. No Brasil todo essa sanfona é muito conhecida e todo mundo sabe da história dessa sanfona que foi dada a Baio do Acordeon a Luiz Gonzaga em 1974 no Campo do Gado Velho e essa sanfona tem um valor sentimental muito grande para a gente”, disse.

De acordo com ele, em 1974 Luiz Gonzaga veio a Feira fazer um show no Campo do Gado velho e Baio que na época tinha 32 anos de idade, foi informado que o rei do Baião estaria na cidade e assim ele foi até o local com os amigos. Lá, os amigos emprestaram uma sanfona do fole furado para Baio e ele tocou com Luiz Gonzaga.

“Chegou lá e através de Chico Caipira, Luiz Gonzaga e Baio se conheceram. Antigamente não tinha palco e Luiz Gonzaga fez o show em cima do caminhão e com Baio no chão o acompanhando. Luiz viu nele um talento de poucos e resolveu presenteá-lo com a sanfona branca Scandalli 80 baixos. Ele está com a sanfona há 50 anos e o instrumento nunca desafinou. A sanfona tem gravada em letras vermelhas a frase: “Oferta do Rei do Baião” e a sanfona branca é muito rara, quem tocava com esse instrumento era Luiz Gonzaga que presenteava os sanfoneiros com uma sanfona branca, disse Matheus ao Acorda Cidade.

Apelo

Foto: Divulgação

Matheus fez um apelo para que quem tiver alguma informação sobre a sanfona possa repassá-la e ajude a encontrá-la. Além disso, ele pediu que a pessoa que pegou possa devolvê-la. Muito emocionado, ele comentou que todos estão muito abalados com a situação e que Baio está muito triste.

Baio está concorrendo ao prêmio da Batalha das Sanfonas, da Rede Bahia, que acontece amanhã (16) e reúne vários sanfoneiros. O ganhador fará uma apresentação com a sanfona.

Baio é alagoano de Água Branca e e veio para Feira aos dez anos de idade em um pau de arara. No mesmo veículo veio para Feira também o radialista Dilson Barbosa. Baio toca profissionalmente desde os dez anos de idade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por que não se divulga logo as imagens das câmaras para serem expostas nas redes sociais? O quanto mais rápido a divulgação, seria melhor. Ou as câmaras do centro só servem para multar os motoristas?

  2. Fato muito triste, que essa pessoa tenha um mínimo de compaixão e devolva o objeto de alto valor sentimental, mesmo sendo ladrão, que tenha um mínimo de consciência e leve em consideração até mesmo a idade da vítima e o seu apego ao presente do nosso saudoso Gonzagão.

  3. Esse Feira é famosa de mais, disse q na hora do roubo o cara tava tocando a sanfona e só deu fé porque o som parou na caixa de som, um absurdo!!! Tem lugar nenhum no mundo igual a essa Cidade🤦🏽‍♂️

  4. Tinha que ser em Feira. Essa cidade me envergonha. Deveria mudar aquele nome no viaduto de PORTAL DO SERTÃO, PARA PORTAL DO LADRÃO.

    1. Tem que mudar o nome para PORTAL DO LADRÃO E DAS BLITZ. porque a polícia aqui nada faz contra os ladrões. Só ficam nas blitz kkkkkkkkkk

    2. Infelizmente … sou obrigada a concordar . Embora seja cidadã Feirense , me envergonho de dizer que moro em Feira, quando vou a outras cidades , porque a fama é a pior possível e ainda corro o risco de ser alvo de desconfiança , essa fama não é gratuita . Cidade acabada pelos buracos , cheia de ladroes e gente golpistas , pagando de bacana e ostentando por meio ilícitos .

    1. O que a PM tem a ver com isso? Teria que ficar na porta do camarim para evitar o furto? A investigação cabe à polícia civil. Vai estudar, jumento.

      1. Ele tem razão, a polícia de feira só faz Blitz para olhar documentos, mais nunca olhou dentro do meu carro ou do carro dele outra pessoa, mais fazer segurança da população está muito longe , pois quando uma pessoa liga , não aparece nenhuma viatura.

      1. Enquanto isso com seu veículo todo documentado sem beber passou pela blitz com a bendita sanfoninha roubada e nada lhe aconteceu …graças a segurança pública

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade