Brasil

Samba atrai multidão no Rio em meio a alta de internações

Entre os novos casos da Covid-19, cerca de 60% dos pacientes tem entre 20 e 49 anos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

24/11/2020 às 08h58, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O tradicional samba da Pedra do Sal, na Zona Portuária do Rio, atraiu uma multidão para as ruas estreitas da Gamboa, na noite desta segunda-feira (23), em plena pandemia.

Enquanto as festas e as baladas noturnas crescem na cidade, o número de infectados pelo novo coronavírus tem registrado aumento. Entre os novos casos da Covid-19, cerca de 60% dos pacientes tem entre 20 e 49 anos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Nas imagens, além das pessoas aglomeradas, muitas aparecem sem máscaras.

A Vigilância Sanitária afirma que vai convocar uma reunião e notificar os responsáveis por eventos que desrespeitarem as regras de proteção.

A Prefeitura do Rio afirmou que vai apurar o que aconteceu.

Internações aumentam

Em uma semana, o total de internações em leitos de Covid-19 na Rede Sus da cidade do Rio subiu 31,70%. Passou de 839 internações no dia 16 de novembro para 1.105 internações na segunda.

Em duas semanas, as internações aumentaram 43,69%. Passaram de 769 no dia 9 de novembro para os 1.105 na segunda.

Infectologistas afirmam que há uma ligação direta entre as aglomerações em eventos com o aumento no número de casos e internações.

“Uma das coisas que a gente tem notado, quando a gente tem questionado os pacientes quando eles internam é como eles acham que pegaram a Covid-19. A maior parte dos casos a gente tem relatos de que teria sido em reunião, como almoços, festas dentro de casa; ou o filho que começou com um quadro leve e que passou para o pai, o avô. Então há um aumento da disseminação de casos a partir destas pessoas que frequentas os locais com aglomeração. Festas, boates, bares”, afirmou o infectologista Alberto Chebabo.

Suspensão de cirurgias eletivas

Após reunião na tarde desta segunda, a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e as Secretaria Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informam que tomarão medidas "devido a verificação do aumento dos indicadores de saúde em relação ao Covid-19". Entre as medidas anunciadas estão as aberturas de 214 leitos e adiamento de cirurgias eletivas.

A suspensão de cirurgias eletivas vai acontecer a partir do dia 7 de dezembro. As cirurgias de alta complexidade de áreas como oncologia, bariátrica, vasculares, ortopédicas e neurológicas serão mantidas.

As decisões serão revistas em encontros semanais entre os órgãos. "Cabe ressaltar que as medidas tomadas visam a liberação do maior número de leitos para Covid-19 sem maior impacto para a saúde no estado", diz o texto.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade