Saúde

Saiba o que é filtro de luz azul e quais seus benefícios nos óculos

Supervisor Técnico da QÓculos explica sobre o tema e esclarece os malefícios de não possuir o filtro.

28/03/2022 15h51, Por Gabriel Gonçalves

image image image image image

Compartilhe essa notícia

image image image image image

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Acorda Cidade

Afinal, você sabe o que é a luz azul? Conhecida como luz invisível, ela é dividida em duas partes: luz azul-violeta nociva, que é prejudicial, e luz azul-turquesa, que é benéfica e essencial para o funcionamento fisiológico durante o dia.

O maior emissor de luz azul é o sol, ou seja, com o uso constante desse filtro estaremos protegidos em tempo integral, até mesmo para os emetropes (pessoas que não necessitam usar óculos). Além da luz solar, estamos expostos através de telas de celulares, tablets, led de televisão, monitores de computadores, lâmpadas fluorescentes e luz branca artificial.

“O problema é que hoje em dia estamos muito expostos a esse tipo de fonte de luz durante longos períodos de tempo. Dessa forma, como nossos olhos não possuem um filtro natural para a luz azul-violeta, a incidência da luz gera danos à visão”, explica Roberto Hashimoto, supervisor técnico da QÓculos.

Entre os riscos da luz azul, junto com os raios ultravioletas, estão: lesões na córnea e na conjuntiva, lesões no cristalino, evolução precoce da catarata, fadiga ocular e estresse visual, lesões na retina e até cegueira.

Por isso, existem alguns métodos para diminuir a exposição a luz azul nociva, como, por exemplo, evitar ficar exposto ao sol, diminuir o tempo de usos de smartphones e outras fontes desse tipo de luz, além de optar por óculos que possua filtro de luz azul.

“Esses filtros são um tipo de tratamento aplicado nas lentes de grau dos óculos. Ou seja, assim como os óculos de sol tem proteção contra os raios UV, as lentes que possuem esse tipo de filtro, possuem proteção tanto para os raios UV quanto para a luz azul”, conta Roberto.

O supervisor ainda complementa dizendo que o mais interessante desse filtro é o fato de conseguir distinguir a luz azul-violeta, da luz azul-turquesa, permitindo que a segunda passe pelos óculos mantendo a saúde ocular. A luz branca é a soma de diversas frequências de luz, cada frequência gera uma cor, cada cor possui benefícios ou malefícios ao nosso organismo, o tratamento funciona como uma persiana que bloqueia a frequência de luz nociva controlando o que pode ou não incidir em nossa pupila.

Com essas informações ficou mais fácil de entender a importância de solicitar os óculos de grau com filtro azul, para que os cuidados com esse órgão tão sensível e importante, possam ser preservados.

Sobre a QÓculos

A QÓculos é uma rede de franquias de óptica, que possui 27 unidades espalhadas pelo Brasil. Com uma proposta ousada, a rede trouxe a expertise do digital para suas lojas físicas, gerando uma experiência de compra única para seus clientes e criando diferenciais exclusivos, frente aos concorrentes.

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

image image image image image image

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

image

Rádio acorda cidade