Variedades

Saiba como usar o espaço disponível em casa para montar uma horta vertical

Escolha o local e separe os materiais para ter seu cantinho verde.

04/02/2020 às 09h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

Áreas verdes e imóveis com espaço são dois aspectos suprimidos dentro de uma cidade grande. É raro encontrar um apartamento amplo, com varanda e vista para algum parque local. Ainda assim, o grupo de pessoas que prefere uma vida mais tranquila e natural, mesmo habitando os grandes centros, tem aumentado, em resposta a dia a dia tão sobrecarregado.

Para driblar a falta de verde da cidade, o hábito de cultivar plantas em casa cresceu, e os apartamentos estão cada vez mais cheios de samambaias, espadas-de-são-jorge e pequenas suculentas.

Para aqueles que querem atingir um outro patamar, as plantas decorativas não são suficientes, e chega o momento de criar sua própria horta em casa. Quem nunca sonhou em temperar a sala ou o molho de tomate com ervas e temperos colhidos na hora? E, para solucionar o problema do espaço, é simples: opte por montar uma horta vertical, que pode ficar localizada em uma única parede, não gastando muito espaço. Confira como montar a sua própria horta.

Como montar uma horta em casa

O primeiro passo é encontrar o local apropriado para o crescimento das suas plantinhas. A parede escolhida precisa estar em local arejado, como uma varanda, e com incidência de luz solar durante parte do dia, para não queimar as folhas.

Na hora de escolher as plantas, é preciso levar em conta o espaço disponível, que afetará o tamanho da raiz e a altura das folhas. Combine plantas que tenham necessidades parecidas, como a mesma quantidade de luz solar ou de rega durante a semana.

Pense no peso do vaso, lembrando de incluir o peso da terra e das plantas, para decidir qual material utilizar na base da horta. É possível prender uma grade de madeira ou metal na parede, utilizando pregos,
furadeira e parafusadeira, e então prender os vasos no apoio. Para quem tem mais espaço, uma opção é adquirir uma estante para plantas, na qual os vasos serão colocados um do lado do outro. Outra alternativa são as jardineiras retangulares, que podem ser fixadas na parede por meio de uma mão francesa adequada.

Existem diversos materiais para vaso, como cerâmica, plástico e fibra sintética. Eles podem ser individuais, com uma única planta, ou retangulares, com várias plantas juntas. Tudo depende do espaço reservado para a horta e a escolha das plantas.

Também é possível comprar ou fazer um sistema de irrigação para as plantas, permitindo que elas tenham água sempre que necessário. Esse tipo de equipamento é especialmente útil caso haja a necessidade de se ausentar de casa por alguns dias.

Além da montagem da horta ser uma atividade muito relaxante, a alimentação saudável é ótima para a saúde. Entendendo melhor como funciona a dinâmica de cuidar de suas próprias plantas, outras espécies podem ser acrescentadas ao conjunto, como legumes e frutas pequenas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade