Bahia
Saiba como tratar as alergias desencadeadas pelo frio
A médica Camilla Pereira, do Plunes Centro Médico, dá dicas sobre como evitar a proliferação dos causadores das alergias
28/07/2021 às 13h13, Por Amanda Pinheiro
Acorda Cidade
Cerca de 30% da população brasileira sofre com algum tipo de alergia e a chegada do inverno pode piorar alguns dos sintomas, principalmente para quem sofre com asma, rinite e dermatite atópica. Os principais causadores das alergias são mofo e ácaros, que se proliferam nesta época do ano, além dos vírus e bactérias que circulam em ambientes fechados.
“Nos dias frios as pessoas tendem a ficar mais tempo dentro de casa, com portas e janelas fechadas. Também evitam locais abertos e abusam do banho quente, o que afeta a camada protetora da pele, tornando-a ressecada e sujeita a coceiras”, conta a médica especialista em alergias Camilla Pereira, do Plunes Centro Médico, de Curitiba (PR).
Além dos agentes causadores mais conhecidos, como mofo, ácaros, vírus e bactérias, em algumas residências a fumaça intradomiciliar aumenta nessa época devido ao uso de lareiras e fogões a lenha. “Além dessa, a fumaça do cigarro também é grande causadora de piora nas alergias”, enfatiza a médica.
Outra doença muito comum nesta época do ano é a "urticária do frio", que ocorre devido à queda da temperatura e leva ao aparecimento de placas avermelhadas e elevadas na pele, prurido e inchaço. Segundo Camilla Pereira, essa doença pode atingir trabalhadores de frigoríficos, açougues e outros ambientes com baixas temperaturas.
Para minimizar os sintomas das alergias é preciso abusar da limpeza da casa e do ambiente de trabalho. “Sugiro sempre aos pacientes limpar os cômodos e móveis com um pano umedecido em água e vinagre de álcool, evitando produtos com odor forte.
Outra boa dica é não usar vassouras e, sim, aspiradores. Também é indicado evitar cortinas de tecido, carpete, tapetes, almofadas de tecido e outros objetos que concentram muita poeira”, conta.
Manter os cômodos ventilados, evitar banhos quentes e demorados e hidratar a pele regularmente também contribui para minimizar os efeitos desagradáveis das alergias. “O paciente com alergia deve ser olhado com cuidado durante o ano inteiro, porém uma visita ao médico no início do inverno é muito importante.
As orientações quanto ao reconhecimento da piora das alergias e medidas a serem tomadas devem ser frequentes. Quem possui alguma doença alérgica deve procurar o seu médico e evitar que algo atrapalhe a qualidade de vida no inverno”, finaliza a especialista.
Mais Notícias

Feira de Santana
I Cavalgada Princesa do Sertão terá Adelmário Coelho entre as atrações; confira a programação
A I Cavalgada Princesa do Sertão será realizada no próximo domingo, dia 3 de dezembro, no Parque Coliseu do Sertão,...
28/11/2023 às 06h47

Mensagem do Dia
Um dia valioso
Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que seja, em busca de seus objetivos.
28/11/2023 às 05h45

Seca na Zona Rural
Professor diz que estiagem pode se prolongar por mais três meses na zona rural de Feira de Santana
O professor Rogério Macedo, falou sobre a escassez das chuvas e a influência do El Niño para o aumento das...
27/11/2023 às 23h15

Bahia
Membros da OAB Feira se reúnem com comandantes do Policiamento Regional Leste
Eles trataram sobre as apresentações de pessoas conduzidas pela PM para as delegacias de Feira de Santana.
27/11/2023 às 21h50

Eleições
TSE inicia teste público das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres.
27/11/2023 às 21h19

Bahia
Homem que ateou fogo em mulher é condenado a 25 anos de prisão
Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, o crime foi ocasionado pelo fato da vítima se recusar a reatar o...
27/11/2023 às 21h02